Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Ennes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236540
Resumo: Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades.
id UFRGS-2_04b654f8a0dbf55520cc1b79c9bc6518
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Leonardo Ennes dosNotare, Márcia Rodrigues2022-04-05T04:42:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/236540001138897Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades.This paper consists in a proposal for the study of Geometry, specifically of quadrilaterals, with third-year high school students, using the GeoGebra software. The theoretical basis used in the development of the activities is based on the theories of Dynamic Geometry and Van Hiele's theory, which allows the analysis of learning and the developing of geometric thinking by the participants, according to the levels of understanding and phases of learning. We presented a brief background about the teaching of Geometry in Brazil, an analysis of aspects that perpetuate teaching through static and little dynamic processes that contribute to the underutilization of classroom spaces. Finally, we described the practice developed with third grade high school students at Colégio João Paulo I – South Unit through proposed activities, of analysis and geometric construction about the properties of some specific quadrilaterals: parallelogram, rectangle, rhombus and square. The research results point to an advance from level 0 to level 1 of Van Hiele in most students investigated, while some students showed progress within level 1, but not enough to reach level 2 and one student reached level 2 by Van Hiele. We identified positive aspects when proposing the use of GeoGebra for providing dynamism to geometric constructions and for providing an interesting and challenging environment for students, which allows them to understand figures beyond their shapes.application/pdfporQuadriláteroTeoria de Van HieleGeometria dinâmicaQuadrilateralsGeoGebraVan Hiele TheoryDynamic geometryGeometric propertiesCompreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138897.pdf.txt001138897.pdf.txtExtracted Texttext/plain179854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/2/001138897.pdf.txtf535ce4a6613430aba793eecce490ec7MD52ORIGINAL001138897.pdfTexto completoapplication/pdf3177673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/1/001138897.pdf523231501241d42ae47e3b5314180765MD5110183/2365402022-04-20 04:53:57.271397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
title Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
spellingShingle Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
Santos, Leonardo Ennes dos
Quadrilátero
Teoria de Van Hiele
Geometria dinâmica
Quadrilaterals
GeoGebra
Van Hiele Theory
Dynamic geometry
Geometric properties
title_short Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
title_full Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
title_fullStr Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
title_sort Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
author Santos, Leonardo Ennes dos
author_facet Santos, Leonardo Ennes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Ennes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Quadrilátero
Teoria de Van Hiele
Geometria dinâmica
topic Quadrilátero
Teoria de Van Hiele
Geometria dinâmica
Quadrilaterals
GeoGebra
Van Hiele Theory
Dynamic geometry
Geometric properties
dc.subject.eng.fl_str_mv Quadrilaterals
GeoGebra
Van Hiele Theory
Dynamic geometry
Geometric properties
description Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236540
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138897
url http://hdl.handle.net/10183/236540
identifier_str_mv 001138897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/2/001138897.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/1/001138897.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f535ce4a6613430aba793eecce490ec7
523231501241d42ae47e3b5314180765
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224625634410496