Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236540 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades. |
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Santos, Leonardo Ennes dosNotare, Márcia Rodrigues2022-04-05T04:42:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/236540001138897Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades.This paper consists in a proposal for the study of Geometry, specifically of quadrilaterals, with third-year high school students, using the GeoGebra software. The theoretical basis used in the development of the activities is based on the theories of Dynamic Geometry and Van Hiele's theory, which allows the analysis of learning and the developing of geometric thinking by the participants, according to the levels of understanding and phases of learning. We presented a brief background about the teaching of Geometry in Brazil, an analysis of aspects that perpetuate teaching through static and little dynamic processes that contribute to the underutilization of classroom spaces. Finally, we described the practice developed with third grade high school students at Colégio João Paulo I – South Unit through proposed activities, of analysis and geometric construction about the properties of some specific quadrilaterals: parallelogram, rectangle, rhombus and square. The research results point to an advance from level 0 to level 1 of Van Hiele in most students investigated, while some students showed progress within level 1, but not enough to reach level 2 and one student reached level 2 by Van Hiele. We identified positive aspects when proposing the use of GeoGebra for providing dynamism to geometric constructions and for providing an interesting and challenging environment for students, which allows them to understand figures beyond their shapes.application/pdfporQuadriláteroTeoria de Van HieleGeometria dinâmicaQuadrilateralsGeoGebraVan Hiele TheoryDynamic geometryGeometric propertiesCompreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138897.pdf.txt001138897.pdf.txtExtracted Texttext/plain179854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/2/001138897.pdf.txtf535ce4a6613430aba793eecce490ec7MD52ORIGINAL001138897.pdfTexto completoapplication/pdf3177673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236540/1/001138897.pdf523231501241d42ae47e3b5314180765MD5110183/2365402022-04-20 04:53:57.271397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento das atividades baseia-se em teorias que abordam os princípios da Geometria Dinâmica e a teoria de Van Hiele, que permite a análise da aprendizagem e do desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve histórico sobre o ensino de Geometria no Brasil, uma análise sobre aspectos que perpetuam o ensino por meio de processos estáticos e pouco dinâmicos que contribuem para subutilização dos espaços de aula. Por fim, descrevemos e analisamos a prática desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio do Colégio João Paulo I – Unidade Sul por meio das atividades propostas, de análise e construção geométrica sobre as propriedades de alguns quadriláteros específicos: paralelogramo, retângulo, losango e quadrado. Os resultados da pesquisa apontam para um avanço do nível 0 para o nível 1 de Van Hiele na maioria dos alunos investigados, enquanto alguns alunos apresentaram avanços dentro do nível 1, mas não o suficiente para chegar ao nível 2 e um aluno atingiu o nível 2 de Van Hiele. Identificamos aspectos positivos ao propor a utilização do GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas e por proporcionar um ambiente interessante e desafiador para os alunos, que permite compreender as figuras para além de suas formas, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre suas propriedades. |
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