Saberes populares e concepções escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Küster, Joziani
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210634
Resumo: O presente artigo traz concepções dos saberes que são passados através de gerações, conhecimentos que são denominados de saberes populares ou saberes primevos (CHASSOT, 2016) e que são compartilhados por antepassados em comunidades específicas. Esse artigo apresenta concepções sobre a aprendizagem escolar a partir de saberes populares. Trata-se de um extrato do projeto de dissertação de mestrado que um dos autores desenvolve. A investigação consiste de um estudo de caso na qual os dados serão recolhidos por meio de questionários e entrevistas ao longo do projeto. Em seguida, estes dados serão tratados por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) com o objetivo de produção de metatextos que permitam a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam na forma de fazeres escolares. Pretende-se identificar a visão de professores sobre a importância do trabalho a partir de saberes populares; reconhecer a influência de saberes populares na aprendizagem de conceitos de Ciências em escolas na cidade de Rio do Oeste/SC; e compreender de que forma os saberes científicos aprendidos na escola interferem nos saberes populares
id UFRGS-2_04d602e513f44e37f1c91b76e3782f66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Küster, JozianiRibeiro, Marcus Eduardo MacielRobaina, Jose Vicente Lima2020-06-25T03:33:36Z20192316-9907http://hdl.handle.net/10183/210634001113358O presente artigo traz concepções dos saberes que são passados através de gerações, conhecimentos que são denominados de saberes populares ou saberes primevos (CHASSOT, 2016) e que são compartilhados por antepassados em comunidades específicas. Esse artigo apresenta concepções sobre a aprendizagem escolar a partir de saberes populares. Trata-se de um extrato do projeto de dissertação de mestrado que um dos autores desenvolve. A investigação consiste de um estudo de caso na qual os dados serão recolhidos por meio de questionários e entrevistas ao longo do projeto. Em seguida, estes dados serão tratados por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) com o objetivo de produção de metatextos que permitam a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam na forma de fazeres escolares. Pretende-se identificar a visão de professores sobre a importância do trabalho a partir de saberes populares; reconhecer a influência de saberes populares na aprendizagem de conceitos de Ciências em escolas na cidade de Rio do Oeste/SC; e compreender de que forma os saberes científicos aprendidos na escola interferem nos saberes popularesThis article aims to bring conceptions of knowledge that have passed through generations, which is called popular knowledge or primeval knowledge (CHASSOT, 2016) and which are spread in specific communities by ancestors. This article presents conceptions about school learning based on popular knowledge. This is an extract from the master thesis project that one of the authors develops. The investigation consists in a case study in where data will be collected through questionnaires and interviews during the project. Then, these data will be treated through Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011) aiming to produce metatextes that allow the comprehension of the way that popular knowledge in those regions is consolidated in the form of school activities. It aims to identify teachers' opinions on the importance of this work based on popular knowledge; recognize the influence of popular knowledge on the science learning concepts of the schools in Rio do Oeste, Santa Catarina; and understand how the scientific knowledge at schools interferes with popular knowledge.application/pdfporBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 1 (jan./mar. 2019), p. 220-226Conhecimento popularConhecimento escolarPopular knowledgeSchool knowledgeLearning unitSaberes populares e concepções escolaresPopular knowledge and conceptions in school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113358.pdf.txt001113358.pdf.txtExtracted Texttext/plain31956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210634/2/001113358.pdf.txt94370a7380b530c8a05ba8d0f20f0907MD52ORIGINAL001113358.pdfTexto completoapplication/pdf192455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210634/1/001113358.pdf8df0720f00cd1b81ab284542094d7f3eMD5110183/2106342020-06-26 03:33:05.622362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-26T06:33:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes populares e concepções escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Popular knowledge and conceptions in school
title Saberes populares e concepções escolares
spellingShingle Saberes populares e concepções escolares
Küster, Joziani
Conhecimento popular
Conhecimento escolar
Popular knowledge
School knowledge
Learning unit
title_short Saberes populares e concepções escolares
title_full Saberes populares e concepções escolares
title_fullStr Saberes populares e concepções escolares
title_full_unstemmed Saberes populares e concepções escolares
title_sort Saberes populares e concepções escolares
author Küster, Joziani
author_facet Küster, Joziani
Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Küster, Joziani
Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento popular
Conhecimento escolar
topic Conhecimento popular
Conhecimento escolar
Popular knowledge
School knowledge
Learning unit
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular knowledge
School knowledge
Learning unit
description O presente artigo traz concepções dos saberes que são passados através de gerações, conhecimentos que são denominados de saberes populares ou saberes primevos (CHASSOT, 2016) e que são compartilhados por antepassados em comunidades específicas. Esse artigo apresenta concepções sobre a aprendizagem escolar a partir de saberes populares. Trata-se de um extrato do projeto de dissertação de mestrado que um dos autores desenvolve. A investigação consiste de um estudo de caso na qual os dados serão recolhidos por meio de questionários e entrevistas ao longo do projeto. Em seguida, estes dados serão tratados por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) com o objetivo de produção de metatextos que permitam a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam na forma de fazeres escolares. Pretende-se identificar a visão de professores sobre a importância do trabalho a partir de saberes populares; reconhecer a influência de saberes populares na aprendizagem de conceitos de Ciências em escolas na cidade de Rio do Oeste/SC; e compreender de que forma os saberes científicos aprendidos na escola interferem nos saberes populares
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T03:33:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210634
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-9907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113358
identifier_str_mv 2316-9907
001113358
url http://hdl.handle.net/10183/210634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 1 (jan./mar. 2019), p. 220-226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210634/2/001113358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210634/1/001113358.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94370a7380b530c8a05ba8d0f20f0907
8df0720f00cd1b81ab284542094d7f3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447714802958336