Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cláudia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234624
Resumo: Este trabalho pretende investigar os possíveis aspectos da Educação Matemática Crítica que surgem nos processos de ensino e aprendizagem da matemática envolvendo o uso de Big Data. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais aspectos referentes à Educação Matemática Crítica emergem ao abordar recursos de Big Data como o Google Trends e o Google Correlate? Sendo os objetivos específicos voltados para as potencialidades apresentadas pelos alunos. A prática foi desenvolvida com o segundo ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na região central de Porto Alegre. Como recursos tecnológicos foram utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas feitas no Google Search. As referências teóricas foram ancoradas na Educação Matemática Crítica e Tecnologias no ensino. Dentre os aspectos emergentes no âmbito da Educação Matemática Crítica na análise dados destaca-se o reconhecimento de problemáticas sociais e a presença da criticidade na identificação dos mesmos, e aspectos relacionados a autonomia dos estudantes.
id UFRGS-2_04e8629fb5e609538232d55f2d31366e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234624
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Cláudia daDalla Vecchia, Rodrigo2022-02-01T04:27:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/234624001100723Este trabalho pretende investigar os possíveis aspectos da Educação Matemática Crítica que surgem nos processos de ensino e aprendizagem da matemática envolvendo o uso de Big Data. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais aspectos referentes à Educação Matemática Crítica emergem ao abordar recursos de Big Data como o Google Trends e o Google Correlate? Sendo os objetivos específicos voltados para as potencialidades apresentadas pelos alunos. A prática foi desenvolvida com o segundo ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na região central de Porto Alegre. Como recursos tecnológicos foram utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas feitas no Google Search. As referências teóricas foram ancoradas na Educação Matemática Crítica e Tecnologias no ensino. Dentre os aspectos emergentes no âmbito da Educação Matemática Crítica na análise dados destaca-se o reconhecimento de problemáticas sociais e a presença da criticidade na identificação dos mesmos, e aspectos relacionados a autonomia dos estudantes.This work aims to investigate the possible aspects of Critical Mathematics Education that arise in the processes of teaching and learning mathematics involving the use of Big Data. The research question is: what aspects of Critical Mathematics Education emerge when approaching Big Data features like Google Trends and Google Correlate?. The empirical analysis was developed with students from the second year of high school, in a school located in the central region of Porto Alegre. As the technological contribution, we used Google Trends and Google Correlate, which present correlations between function graphs and search data made in Google Search. The theoretical framework comprises Critical Mathematics Education and Technologies in teaching. Among the aspects emerging in the field of Critical Mathematics Education in data analysis, we highlight the recognition of social problems - the presence of criticality in the identification of both of them - and aspects related to students' autonomy.application/pdfporEnsino e aprendizagemEducação MatemáticaBig dataGoogle trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100723.pdf.txt001100723.pdf.txtExtracted Texttext/plain93888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234624/2/001100723.pdf.txt9db44024b3161bc3b8f370f1b01a033bMD52ORIGINAL001100723.pdfTexto completoapplication/pdf958012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234624/1/001100723.pdf5d3ebec4b9c53638f98bed544139f990MD5110183/2346242022-02-22 04:45:33.912101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:45:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
title Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
spellingShingle Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
Rosa, Cláudia da
Ensino e aprendizagem
Educação Matemática
Big data
title_short Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
title_full Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
title_fullStr Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
title_full_unstemmed Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
title_sort Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica
author Rosa, Cláudia da
author_facet Rosa, Cláudia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Cláudia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
contributor_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Educação Matemática
Big data
topic Ensino e aprendizagem
Educação Matemática
Big data
description Este trabalho pretende investigar os possíveis aspectos da Educação Matemática Crítica que surgem nos processos de ensino e aprendizagem da matemática envolvendo o uso de Big Data. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais aspectos referentes à Educação Matemática Crítica emergem ao abordar recursos de Big Data como o Google Trends e o Google Correlate? Sendo os objetivos específicos voltados para as potencialidades apresentadas pelos alunos. A prática foi desenvolvida com o segundo ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na região central de Porto Alegre. Como recursos tecnológicos foram utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas feitas no Google Search. As referências teóricas foram ancoradas na Educação Matemática Crítica e Tecnologias no ensino. Dentre os aspectos emergentes no âmbito da Educação Matemática Crítica na análise dados destaca-se o reconhecimento de problemáticas sociais e a presença da criticidade na identificação dos mesmos, e aspectos relacionados a autonomia dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-01T04:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234624
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100723
url http://hdl.handle.net/10183/234624
identifier_str_mv 001100723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234624/2/001100723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234624/1/001100723.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9db44024b3161bc3b8f370f1b01a033b
5d3ebec4b9c53638f98bed544139f990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224619819008000