Uma voz que ressoa pelas rupturas do corpo: encontros entre os estudos queer e o documentário Paris is Burning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Nicolas Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/137777
Resumo: Esta monografia propõe um encontro entre o documentário estadunidense Paris Is Burning (1990), de Jennie Livingston, e os estudos queer. Em um primeiro momento, realiza-se uma recuperação do momento sociocultural no qual o filme é produzido e lançado, dos debates teóricos levantados pela obra e do contexto cinematográfico do New Queer Cinema, movimento do qual Paris Is Burning fez parte. Em seguida, traça-se uma revisão da teoria queer na qual são retomados os conceitos de corpo, performatividade e abjeção, além das problemáticas de representação geradas por sua proposta epistemológica. Por fim, desenvolve-se um aparato metodológico a partir do conceito de "voz" como descrito por Bill Nichols. Então, três discussões que vinculam a teoria queer à forma através da qual Paris Is Burning retrata o mundo histórico são realizadas, as quais partem de sua estrutura, sua composição de planos e sua organização de entrevistas para vincular temáticas de fracasso, incoerência e performatividade ao filme.
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