Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rui, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240921
Resumo: INTRODUÇÃO: O ambiente escolar demanda muitas vezes a adoção de posturas inadequadas ou por tempo prolongado. Especula-se que hábitos inadequados estejam associados com alterações posturais. OBJETIVO: Identificar quais os aspectos demográficos e hábitos comportamentais são fatores determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais estáticas no plano sagital de escolares do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Foram avaliados 323 escolares pelo questionário BackPEI e feita a avaliação postural por fotogrametria no DIPA©. Os dados foram analisados por análise univariada e regressão logística binomial sendo extraído as razões de chance (Odds Ratio – OR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) (α=0,05). RESULTADOS: Na análise univariada foi encontrada associação entre posição da cabeça e idade e modo de sentar para conversar, posição da pelve e modo de pegar objetos do chão, e postura do joelho e sexo. Na regressão logística binária o modelo com idade determinou a postura da cabeça (OR=1,825; IC95%=1,137-2,928). O modelo com postura ao pegar objetos do solo determinou a alteração postural na pelve (OR=2,331; IC95%=1,132-4,807). Para determinar a postura dos joelhos, o sexo foi significativo (OR=1,594; IC95%= 1-2,531). CONCLUSÃO: A faixa etária de 15 a 17 anos tem 82,5% a mais de chance de ter alteração na postura da cabeça. Escolares com o hábito de pegar objetos do solo de maneira adequada possuem maior chance de alteração na postura da pelve, 133%. O sexo feminino tem 59,4% mais chance de desenvolver alteração postural nos joelhos.
id UFRGS-2_0559033be510025cabe8f911d5133fa3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rui, VanessaCandotti, Cláudia Tarragô2022-06-24T04:43:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/240921001110767INTRODUÇÃO: O ambiente escolar demanda muitas vezes a adoção de posturas inadequadas ou por tempo prolongado. Especula-se que hábitos inadequados estejam associados com alterações posturais. OBJETIVO: Identificar quais os aspectos demográficos e hábitos comportamentais são fatores determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais estáticas no plano sagital de escolares do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Foram avaliados 323 escolares pelo questionário BackPEI e feita a avaliação postural por fotogrametria no DIPA©. Os dados foram analisados por análise univariada e regressão logística binomial sendo extraído as razões de chance (Odds Ratio – OR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) (α=0,05). RESULTADOS: Na análise univariada foi encontrada associação entre posição da cabeça e idade e modo de sentar para conversar, posição da pelve e modo de pegar objetos do chão, e postura do joelho e sexo. Na regressão logística binária o modelo com idade determinou a postura da cabeça (OR=1,825; IC95%=1,137-2,928). O modelo com postura ao pegar objetos do solo determinou a alteração postural na pelve (OR=2,331; IC95%=1,132-4,807). Para determinar a postura dos joelhos, o sexo foi significativo (OR=1,594; IC95%= 1-2,531). CONCLUSÃO: A faixa etária de 15 a 17 anos tem 82,5% a mais de chance de ter alteração na postura da cabeça. Escolares com o hábito de pegar objetos do solo de maneira adequada possuem maior chance de alteração na postura da pelve, 133%. O sexo feminino tem 59,4% mais chance de desenvolver alteração postural nos joelhos.application/pdfporCriançasAdolescentesPosturaAmbiente escolarFatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Fisioterapiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110767.pdf.txt001110767.pdf.txtExtracted Texttext/plain81853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240921/2/001110767.pdf.txtc5e9a8f8154a645b05b5860c5d126301MD52ORIGINAL001110767.pdfTexto completoapplication/pdf545912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240921/1/001110767.pdf48126c76622cfd5eae296458dfea9667MD5110183/2409212022-06-25 05:07:46.221617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-25T08:07:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
title Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
spellingShingle Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
Rui, Vanessa
Crianças
Adolescentes
Postura
Ambiente escolar
title_short Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
title_full Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
title_fullStr Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
title_full_unstemmed Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
title_sort Fatores demográficos e comportamentais determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais em escolares
author Rui, Vanessa
author_facet Rui, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rui, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
contributor_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Adolescentes
Postura
Ambiente escolar
topic Crianças
Adolescentes
Postura
Ambiente escolar
description INTRODUÇÃO: O ambiente escolar demanda muitas vezes a adoção de posturas inadequadas ou por tempo prolongado. Especula-se que hábitos inadequados estejam associados com alterações posturais. OBJETIVO: Identificar quais os aspectos demográficos e hábitos comportamentais são fatores determinantes para o desenvolvimento de alterações posturais estáticas no plano sagital de escolares do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Foram avaliados 323 escolares pelo questionário BackPEI e feita a avaliação postural por fotogrametria no DIPA©. Os dados foram analisados por análise univariada e regressão logística binomial sendo extraído as razões de chance (Odds Ratio – OR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) (α=0,05). RESULTADOS: Na análise univariada foi encontrada associação entre posição da cabeça e idade e modo de sentar para conversar, posição da pelve e modo de pegar objetos do chão, e postura do joelho e sexo. Na regressão logística binária o modelo com idade determinou a postura da cabeça (OR=1,825; IC95%=1,137-2,928). O modelo com postura ao pegar objetos do solo determinou a alteração postural na pelve (OR=2,331; IC95%=1,132-4,807). Para determinar a postura dos joelhos, o sexo foi significativo (OR=1,594; IC95%= 1-2,531). CONCLUSÃO: A faixa etária de 15 a 17 anos tem 82,5% a mais de chance de ter alteração na postura da cabeça. Escolares com o hábito de pegar objetos do solo de maneira adequada possuem maior chance de alteração na postura da pelve, 133%. O sexo feminino tem 59,4% mais chance de desenvolver alteração postural nos joelhos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-24T04:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240921
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110767
url http://hdl.handle.net/10183/240921
identifier_str_mv 001110767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240921/2/001110767.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240921/1/001110767.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5e9a8f8154a645b05b5860c5d126301
48126c76622cfd5eae296458dfea9667
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447313713201152