Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Esther Maria de Magalhaes
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lobo, Lília Ferreira, Fonseca, Tania Mara Galli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19824
Resumo: O artigo problematiza os atuais critérios de avaliação da Pós-Graduação, cuja ênfase na publicação de artigos em revistas indexadas, tem levado à desvalorização do educador. Ao não valorizar outras atividades como ensino, orientação, organização de eventos, participação em debates, trabalhos de extensão, participação em bancas, assessorias etc., e ao não considerar relevante as publicações que se dirigem a um público mais amplo, ou mesmo as publicações de livros, tende a definir de maneira bastante limitada o que seja produtividade acadêmica.
id UFRGS-2_059520bfade41a6c49b23ff835b2fd99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19824
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arantes, Esther Maria de MagalhaesLobo, Lília FerreiraFonseca, Tania Mara Galli2010-04-16T09:11:46Z20040102-7182http://hdl.handle.net/10183/19824000430547O artigo problematiza os atuais critérios de avaliação da Pós-Graduação, cuja ênfase na publicação de artigos em revistas indexadas, tem levado à desvalorização do educador. Ao não valorizar outras atividades como ensino, orientação, organização de eventos, participação em debates, trabalhos de extensão, participação em bancas, assessorias etc., e ao não considerar relevante as publicações que se dirigem a um público mais amplo, ou mesmo as publicações de livros, tende a definir de maneira bastante limitada o que seja produtividade acadêmica.The article questions the current Post-Graduation evaluation criteria, which emphasizes article publications and indexed magazines. It has led to a depreciation of the educator. When not valuing other activities such as teaching, orientation, organization of events, participation in debates, extension works, participation in examining boards etc, and when not considering important the publications towards a larger public, or even book publications, Post-Graduation evaluation tends to define, in a limited way, what is academic productivity.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 50-68AvaliaçãoEnsinoProfessorEnsino superiorEvaluationTeachingAcademic productivityPensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educadorThinking: what is it destined for? Different times of a reflecition upon the announced death of educators info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000430547.pdf000430547.pdfTexto completoapplication/pdf191298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/1/000430547.pdf1a7ad74ec916742eb09036ab5334a142MD51TEXT000430547.pdf.txt000430547.pdf.txtExtracted Texttext/plain39925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/2/000430547.pdf.txtbbbb3cccb0e0c3dac02a85110f809aa6MD52THUMBNAIL000430547.pdf.jpg000430547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/3/000430547.pdf.jpg30b83d0bfd14d0883a2f0f18846f15c5MD5310183/198242018-10-18 07:26:47.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:26:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thinking: what is it destined for? Different times of a reflecition upon the announced death of educators
title Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
spellingShingle Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
Arantes, Esther Maria de Magalhaes
Avaliação
Ensino
Professor
Ensino superior
Evaluation
Teaching
Academic productivity
title_short Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
title_full Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
title_fullStr Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
title_full_unstemmed Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
title_sort Pensar : a que será que se destina? : diferentes tempos de uma reflexão sobre a morte anunciada do educador
author Arantes, Esther Maria de Magalhaes
author_facet Arantes, Esther Maria de Magalhaes
Lobo, Lília Ferreira
Fonseca, Tania Mara Galli
author_role author
author2 Lobo, Lília Ferreira
Fonseca, Tania Mara Galli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Esther Maria de Magalhaes
Lobo, Lília Ferreira
Fonseca, Tania Mara Galli
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino
Professor
Ensino superior
topic Avaliação
Ensino
Professor
Ensino superior
Evaluation
Teaching
Academic productivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Teaching
Academic productivity
description O artigo problematiza os atuais critérios de avaliação da Pós-Graduação, cuja ênfase na publicação de artigos em revistas indexadas, tem levado à desvalorização do educador. Ao não valorizar outras atividades como ensino, orientação, organização de eventos, participação em debates, trabalhos de extensão, participação em bancas, assessorias etc., e ao não considerar relevante as publicações que se dirigem a um público mais amplo, ou mesmo as publicações de livros, tende a definir de maneira bastante limitada o que seja produtividade acadêmica.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:11:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19824
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000430547
identifier_str_mv 0102-7182
000430547
url http://hdl.handle.net/10183/19824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 50-68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/1/000430547.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/2/000430547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19824/3/000430547.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a7ad74ec916742eb09036ab5334a142
bbbb3cccb0e0c3dac02a85110f809aa6
30b83d0bfd14d0883a2f0f18846f15c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447399978500096