A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorandi, Alexandra
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Behr, Ariel, Duarte, Cristiane da Silva, Farias, Everton da Silveira, Wunsch, Laura, Kist, Silvia de Oliveira
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279532
Resumo: Este relatório analisou, sob a perspectiva dos coordenadores de curso, os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão de estudantes em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, sendo cursos de bacharelado e de licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativas) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar, e complementarmente foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente com cada um dos coordenadores de curso. Para a validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário) realizou-se um pré-teste. A coleta dos dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisadosmediante a utilização de técnicas estatísticas e por meio da análise de conteúdo. As entrevistas semiestruturadas, por sua vez, foram realizadas por meio da utilização da ferramenta de videoconferência MConf, sendo que as entrevistas foram gravadas e transcritas para análise no software NVivo©. Os resultados, a partir da percepção dos coordenadores, apresentaram os Fatores Pessoais que mais contribuíram para evasão dos estudantes nos cursos EaD: "Dificuldade dos estudantes em conciliar os estudos com as cargas horários de trabalho"; "Dificuldade de conciliar os estudos com a rotina familiar", ambas questões para 86% dos Coordenadores. A respeito dos Fatores Institucionais, foi destacado por todos dos Coordenadores que participaram do estudo que a "Reprovação em uma ou mais disciplinas" contribuiu "Bastante" ou "Totalmente" para evasão dos estudantes, e que para 50% destes Coordenadores a "Dificuldade de interagir com os colegas (sentimento de isolamento)" teve igual contribuição. Por sua vez, as entrevistas semiestruturadas revelaram que os principais fatores de evasão estão relacionados ao modelo de curso adotado que não permite reprovação, à dificuldade de gestão de tempo para conciliar os estudos com o trabalho e a família e à falta de adaptação à autonomia exigida pela modalidade a distância. Além disso, os coordenadores apontaram a falta de clareza nas exigências de um curso EaD, a necessidade de participação em atividades presenciais e o processo seletivo no período pandémico como elementos que contribuíram para a evasão. Esses resultados sugerem a importância de uma comunicação mais clara sobre as demandas de um curso na modalidade a distância bem como o suporte aos alunos para superar os desafios.
id UFRGS-2_05b32776cd31240f441b1fd451146d6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorandi, AlexandraBehr, ArielDuarte, Cristiane da SilvaFarias, Everton da SilveiraWunsch, LauraKist, Silvia de Oliveira2024-10-02T06:40:35Z2024http://hdl.handle.net/10183/279532001212135Este relatório analisou, sob a perspectiva dos coordenadores de curso, os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão de estudantes em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, sendo cursos de bacharelado e de licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativas) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar, e complementarmente foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente com cada um dos coordenadores de curso. Para a validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário) realizou-se um pré-teste. A coleta dos dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisadosmediante a utilização de técnicas estatísticas e por meio da análise de conteúdo. As entrevistas semiestruturadas, por sua vez, foram realizadas por meio da utilização da ferramenta de videoconferência MConf, sendo que as entrevistas foram gravadas e transcritas para análise no software NVivo©. Os resultados, a partir da percepção dos coordenadores, apresentaram os Fatores Pessoais que mais contribuíram para evasão dos estudantes nos cursos EaD: "Dificuldade dos estudantes em conciliar os estudos com as cargas horários de trabalho"; "Dificuldade de conciliar os estudos com a rotina familiar", ambas questões para 86% dos Coordenadores. A respeito dos Fatores Institucionais, foi destacado por todos dos Coordenadores que participaram do estudo que a "Reprovação em uma ou mais disciplinas" contribuiu "Bastante" ou "Totalmente" para evasão dos estudantes, e que para 50% destes Coordenadores a "Dificuldade de interagir com os colegas (sentimento de isolamento)" teve igual contribuição. Por sua vez, as entrevistas semiestruturadas revelaram que os principais fatores de evasão estão relacionados ao modelo de curso adotado que não permite reprovação, à dificuldade de gestão de tempo para conciliar os estudos com o trabalho e a família e à falta de adaptação à autonomia exigida pela modalidade a distância. Além disso, os coordenadores apontaram a falta de clareza nas exigências de um curso EaD, a necessidade de participação em atividades presenciais e o processo seletivo no período pandémico como elementos que contribuíram para a evasão. Esses resultados sugerem a importância de uma comunicação mais clara sobre as demandas de um curso na modalidade a distância bem como o suporte aos alunos para superar os desafios.application/pdfporUAB/UFRGSEnsino superiorEducação a distância (EaD)A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212135.pdf.txt001212135.pdf.txtExtracted Texttext/plain109047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279532/2/001212135.pdf.txtd7cbf6ffe4de11a77ea808ab19e500faMD52ORIGINAL001212135.pdfTexto completoapplication/pdf421727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279532/1/001212135.pdf72eef2f95d57ed2f1511ab6cdff3f3e5MD5110183/2795322024-10-03 06:54:10.031905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-03T09:54:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
title A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
spellingShingle A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
Lorandi, Alexandra
Ensino superior
Educação a distância (EaD)
title_short A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
title_full A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
title_fullStr A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
title_full_unstemmed A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
title_sort A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadores
author Lorandi, Alexandra
author_facet Lorandi, Alexandra
Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
author_role author
author2 Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi, Alexandra
Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação a distância (EaD)
topic Ensino superior
Educação a distância (EaD)
description Este relatório analisou, sob a perspectiva dos coordenadores de curso, os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão de estudantes em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, sendo cursos de bacharelado e de licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativas) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar, e complementarmente foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente com cada um dos coordenadores de curso. Para a validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário) realizou-se um pré-teste. A coleta dos dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisadosmediante a utilização de técnicas estatísticas e por meio da análise de conteúdo. As entrevistas semiestruturadas, por sua vez, foram realizadas por meio da utilização da ferramenta de videoconferência MConf, sendo que as entrevistas foram gravadas e transcritas para análise no software NVivo©. Os resultados, a partir da percepção dos coordenadores, apresentaram os Fatores Pessoais que mais contribuíram para evasão dos estudantes nos cursos EaD: "Dificuldade dos estudantes em conciliar os estudos com as cargas horários de trabalho"; "Dificuldade de conciliar os estudos com a rotina familiar", ambas questões para 86% dos Coordenadores. A respeito dos Fatores Institucionais, foi destacado por todos dos Coordenadores que participaram do estudo que a "Reprovação em uma ou mais disciplinas" contribuiu "Bastante" ou "Totalmente" para evasão dos estudantes, e que para 50% destes Coordenadores a "Dificuldade de interagir com os colegas (sentimento de isolamento)" teve igual contribuição. Por sua vez, as entrevistas semiestruturadas revelaram que os principais fatores de evasão estão relacionados ao modelo de curso adotado que não permite reprovação, à dificuldade de gestão de tempo para conciliar os estudos com o trabalho e a família e à falta de adaptação à autonomia exigida pela modalidade a distância. Além disso, os coordenadores apontaram a falta de clareza nas exigências de um curso EaD, a necessidade de participação em atividades presenciais e o processo seletivo no período pandémico como elementos que contribuíram para a evasão. Esses resultados sugerem a importância de uma comunicação mais clara sobre as demandas de um curso na modalidade a distância bem como o suporte aos alunos para superar os desafios.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-02T06:40:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279532
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001212135
url http://hdl.handle.net/10183/279532
identifier_str_mv 001212135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UAB/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UAB/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279532/2/001212135.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279532/1/001212135.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7cbf6ffe4de11a77ea808ab19e500fa
72eef2f95d57ed2f1511ab6cdff3f3e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447373457915904