A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279535 |
Resumo: | Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD. |
id |
UFRGS-2_dc2ffec356db817d835b244e8f15820a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279535 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorandi, AlexandraBehr, ArielDuarte, Cristiane da SilvaFarias, Everton da SilveiraWunsch, LauraKist, Silvia de Oliveira2024-10-02T06:40:37Z2024http://hdl.handle.net/10183/279535001212084Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD.application/pdfporUAB/UFRGSEnsino superiorEducação a distância (EaD)A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212084.pdf.txt001212084.pdf.txtExtracted Texttext/plain28319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/2/001212084.pdf.txte76567ecbcdcd114ae18981ba4eedbb8MD52ORIGINAL001212084.pdfTexto completoapplication/pdf407794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/1/001212084.pdf7e580301e9eccb6ca9ac307c88711b5bMD5110183/2795352024-10-03 06:54:12.093948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279535Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-03T09:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
title |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
spellingShingle |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado Lorandi, Alexandra Ensino superior Educação a distância (EaD) |
title_short |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
title_full |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
title_fullStr |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
title_full_unstemmed |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
title_sort |
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado |
author |
Lorandi, Alexandra |
author_facet |
Lorandi, Alexandra Behr, Ariel Duarte, Cristiane da Silva Farias, Everton da Silveira Wunsch, Laura Kist, Silvia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Behr, Ariel Duarte, Cristiane da Silva Farias, Everton da Silveira Wunsch, Laura Kist, Silvia de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorandi, Alexandra Behr, Ariel Duarte, Cristiane da Silva Farias, Everton da Silveira Wunsch, Laura Kist, Silvia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação a distância (EaD) |
topic |
Ensino superior Educação a distância (EaD) |
description |
Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-02T06:40:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279535 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001212084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279535 |
identifier_str_mv |
001212084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UAB/UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UAB/UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/2/001212084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/1/001212084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e76567ecbcdcd114ae18981ba4eedbb8 7e580301e9eccb6ca9ac307c88711b5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447373460013056 |