A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorandi, Alexandra
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Behr, Ariel, Duarte, Cristiane da Silva, Farias, Everton da Silveira, Wunsch, Laura, Kist, Silvia de Oliveira
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279535
Resumo: Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD.
id UFRGS-2_dc2ffec356db817d835b244e8f15820a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279535
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorandi, AlexandraBehr, ArielDuarte, Cristiane da SilvaFarias, Everton da SilveiraWunsch, LauraKist, Silvia de Oliveira2024-10-02T06:40:37Z2024http://hdl.handle.net/10183/279535001212084Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD.application/pdfporUAB/UFRGSEnsino superiorEducação a distância (EaD)A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212084.pdf.txt001212084.pdf.txtExtracted Texttext/plain28319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/2/001212084.pdf.txte76567ecbcdcd114ae18981ba4eedbb8MD52ORIGINAL001212084.pdfTexto completoapplication/pdf407794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/1/001212084.pdf7e580301e9eccb6ca9ac307c88711b5bMD5110183/2795352024-10-03 06:54:12.093948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279535Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-03T09:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
title A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
spellingShingle A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
Lorandi, Alexandra
Ensino superior
Educação a distância (EaD)
title_short A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
title_full A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
title_fullStr A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
title_full_unstemmed A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
title_sort A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
author Lorandi, Alexandra
author_facet Lorandi, Alexandra
Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
author_role author
author2 Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi, Alexandra
Behr, Ariel
Duarte, Cristiane da Silva
Farias, Everton da Silveira
Wunsch, Laura
Kist, Silvia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação a distância (EaD)
topic Ensino superior
Educação a distância (EaD)
description Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-02T06:40:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001212084
url http://hdl.handle.net/10183/279535
identifier_str_mv 001212084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UAB/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UAB/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/2/001212084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279535/1/001212084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e76567ecbcdcd114ae18981ba4eedbb8
7e580301e9eccb6ca9ac307c88711b5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447373460013056