Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Ferreira, Leticie Mendonca, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116764
Resumo: Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a partir de temas não abordados nesse nível de ensino: conceitos básicos de Mecânica Quântica e Física do Estado Sólido. Existe consenso, em nível nacional e internacional, quanto à necessidade de introduzir, já no ensino médio, conteúdos de Física Contemporânea no currículo. No entanto, normalmente a Física ensinada nas escolas avança, no máximo, até o início do nosso século. Neste contexto insere-se este trabalho, pretendendo contribuir para a atualização curricular em Física.
id UFRGS-2_06235eb316539e227873f4d819cad227
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116764
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, FernandaFerreira, Leticie MendoncaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2015-05-21T02:01:13Z19981806-1117http://hdl.handle.net/10183/116764000215873Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a partir de temas não abordados nesse nível de ensino: conceitos básicos de Mecânica Quântica e Física do Estado Sólido. Existe consenso, em nível nacional e internacional, quanto à necessidade de introduzir, já no ensino médio, conteúdos de Física Contemporânea no currículo. No entanto, normalmente a Física ensinada nas escolas avança, no máximo, até o início do nosso século. Neste contexto insere-se este trabalho, pretendendo contribuir para a atualização curricular em Física.This is a paper directed to high school Physics teachers in which we attempt to present a topic in Contemporary Physics - superconductivity. This topic is discussed through high school Physics contents but also from subjects that are not treated in this level: principles of Quantum Mechanics and Solid State Physics. There is an agreement that it is important to introduce Contemporary Physics in high school Physics curriculum. However, usually, Physics teaching ends at the beginning of our century. The proposal of this text is to be a contribution to the updating of high school Physics curriculum.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. Vol. 20, n. 3 (set. 1998), p. 270-2884Ensino de físicaFísica geralSupercondutividadeFisica modernaTópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividadeTopics in contemporary physics at high school level : a text for teachers about superconductivityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000215873.pdf000215873.pdfTexto completoapplication/pdf398588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/1/000215873.pdf9343e1a2b0c176020207dcb3a433a968MD51TEXT000215873.pdf.txt000215873.pdf.txtExtracted Texttext/plain55772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/2/000215873.pdf.txt5ac35f8539664d9a7748db82a6d7e8c2MD52THUMBNAIL000215873.pdf.jpg000215873.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/3/000215873.pdf.jpgaea48030617a3551a9ba01b4e60850e6MD5310183/1167642023-07-20 03:33:04.99927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:33:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Topics in contemporary physics at high school level : a text for teachers about superconductivity
title Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
spellingShingle Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
Ostermann, Fernanda
Ensino de física
Física geral
Supercondutividade
Fisica moderna
title_short Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
title_full Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
title_fullStr Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
title_full_unstemmed Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
title_sort Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Ferreira, Leticie Mendonca
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author_role author
author2 Ferreira, Leticie Mendonca
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Ferreira, Leticie Mendonca
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física geral
Supercondutividade
Fisica moderna
topic Ensino de física
Física geral
Supercondutividade
Fisica moderna
description Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a partir de temas não abordados nesse nível de ensino: conceitos básicos de Mecânica Quântica e Física do Estado Sólido. Existe consenso, em nível nacional e internacional, quanto à necessidade de introduzir, já no ensino médio, conteúdos de Física Contemporânea no currículo. No entanto, normalmente a Física ensinada nas escolas avança, no máximo, até o início do nosso século. Neste contexto insere-se este trabalho, pretendendo contribuir para a atualização curricular em Física.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-21T02:01:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116764
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000215873
identifier_str_mv 1806-1117
000215873
url http://hdl.handle.net/10183/116764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. Vol. 20, n. 3 (set. 1998), p. 270-2884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/1/000215873.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/2/000215873.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116764/3/000215873.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9343e1a2b0c176020207dcb3a433a968
5ac35f8539664d9a7748db82a6d7e8c2
aea48030617a3551a9ba01b4e60850e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224871439499264