Levantamento hidrográfico : topobatimetria do canal entre as ilhas do Lino e do Laje
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25958 |
Resumo: | Atualmente, as rotas marítimas comerciais movimentam cerca de 80% das exportações mundiais. Somente esta afirmação já poderia ser suficiente para justificar qualquer estudo relativo à criação e manutenção de cartas que visem descrever as áreas marítimas. A hidrografia consiste em um conjunto de métodos que permitem modelar estas áreas, não somente para fins comerciais, como também ambientais, territoriais, dentre outros usos. Neste trabalho, é proposto o uso das técnicas de hidrografia, para a geração de um modelo digital de terreno que descreve uma região do Delta do Jacuí, onde há grande movimento de navios de carga. No trabalho, são utilizados os métodos de batimetria e topografia para aquisição de dados sobre as margens do local e a profundidade do rio. Depois de levantados os dados em campo, estes são processados e unidos em uma única tabela, que será utilizada para gerar o modelo digital da região, assim como uma carta náutica desta. |
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Pacheco, Cairos Augusto KallenbachRocha, Ronaldo dos Santos da2010-09-24T04:19:00Z2010http://hdl.handle.net/10183/25958000755305Atualmente, as rotas marítimas comerciais movimentam cerca de 80% das exportações mundiais. Somente esta afirmação já poderia ser suficiente para justificar qualquer estudo relativo à criação e manutenção de cartas que visem descrever as áreas marítimas. A hidrografia consiste em um conjunto de métodos que permitem modelar estas áreas, não somente para fins comerciais, como também ambientais, territoriais, dentre outros usos. Neste trabalho, é proposto o uso das técnicas de hidrografia, para a geração de um modelo digital de terreno que descreve uma região do Delta do Jacuí, onde há grande movimento de navios de carga. No trabalho, são utilizados os métodos de batimetria e topografia para aquisição de dados sobre as margens do local e a profundidade do rio. Depois de levantados os dados em campo, estes são processados e unidos em uma única tabela, que será utilizada para gerar o modelo digital da região, assim como uma carta náutica desta.Actually, the marine commercial routes move around 80% of world exportation. Only this affirmative can be used to justify any study related to creating and maintain of charts that describe the sea areas. The Hydrography consists in a group of methods that allow describing these areas, not only for commercial ends, but to ambient and territorial ends. In this report, is proposed the use of hydrographic techniques for generate a digital land model, that describes one region of Delta do Jacuí, where have a great transit of commercial ships. In the report, are used the batimetric and topographic methods for acquiring data by de margins and depth of the river. After the surveyor, this data are processed and united in a single sheet, that will be used for generate the digital land model, as well a nautic chart.application/pdfporCartografiaBatimetriaLevantamento topograficoBathymetryGeodesyHydrographic chartHydrographic surveyObservations adjustTopographic surveyLevantamento hidrográfico : topobatimetria do canal entre as ilhas do Lino e do Lajeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Cartográficagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755305.pdf000755305.pdfTexto completoapplication/pdf5669616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25958/1/000755305.pdffa05fb5a8010417e7a63a74167b5d862MD51TEXT000755305.pdf.txt000755305.pdf.txtExtracted Texttext/plain127349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25958/2/000755305.pdf.txtf9992f763a4503235235f8d9d90bbf48MD52THUMBNAIL000755305.pdf.jpg000755305.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25958/3/000755305.pdf.jpg95a4a6760e8fde0a023526e7592e9629MD5310183/259582018-10-17 09:35:34.166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25958Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:35:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Atualmente, as rotas marítimas comerciais movimentam cerca de 80% das exportações mundiais. Somente esta afirmação já poderia ser suficiente para justificar qualquer estudo relativo à criação e manutenção de cartas que visem descrever as áreas marítimas. A hidrografia consiste em um conjunto de métodos que permitem modelar estas áreas, não somente para fins comerciais, como também ambientais, territoriais, dentre outros usos. Neste trabalho, é proposto o uso das técnicas de hidrografia, para a geração de um modelo digital de terreno que descreve uma região do Delta do Jacuí, onde há grande movimento de navios de carga. No trabalho, são utilizados os métodos de batimetria e topografia para aquisição de dados sobre as margens do local e a profundidade do rio. Depois de levantados os dados em campo, estes são processados e unidos em uma única tabela, que será utilizada para gerar o modelo digital da região, assim como uma carta náutica desta. |
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