O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Audrey Caroline de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199554
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal.
id UFRGS-2_06331b19997ed7770cf96557d966bb02
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199554
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Audrey Caroline de PaulaFoohs, Marcelo Magalhães2019-09-20T03:46:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/199554001101978O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal.The current paper has the objective to present a pedagogical practice executed in Portuguese language classes, which has the objective to incentivize the habit of reading between students from primary school. This proposal presents the technological resources from communication and information as tools to support the execution from the proposal, therefore, how it is supported in the theory from project’s pedagogy. We were expecting with this proposal, that the students realized their active parts, that they felt responsible for the construction of their knowledge, and that they realized the Portuguese language classes as a reflection from their daily lives. This project had, as its final product, the creation of a themed classroom with transversal subjects from the reading of the book “The prisoner B 3087”, from Alan Gratz, that had its exhibition during five days in a school in Canoas, RS. During the exhibition from the classroom, the students utilized media resources like speakers, data show, computers and smartphones. The results presented after the analysis predominantly qualitative, prove that the execution from this study reached its expected objectives, incentivizing the reading and engaging the students inside this ideal.application/pdfporPedagogia de projetosLeituraTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Project’s pedagogyEducationReadingO uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101978.pdf.txt001101978.pdf.txtExtracted Texttext/plain77629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/2/001101978.pdf.txt30b487d1f0967d99af328df6b84c1db1MD52ORIGINAL001101978.pdfTexto completoapplication/pdf536237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/1/001101978.pdf56a2391efa311573ef7f1b5c9618994aMD5110183/1995542019-09-21 03:41:16.179448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:41:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
title O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
spellingShingle O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
Souza, Audrey Caroline de Paula
Pedagogia de projetos
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Project’s pedagogy
Education
Reading
title_short O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
title_full O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
title_fullStr O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
title_full_unstemmed O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
title_sort O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
author Souza, Audrey Caroline de Paula
author_facet Souza, Audrey Caroline de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Audrey Caroline de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Pedagogia de projetos
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Project’s pedagogy
Education
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Project’s pedagogy
Education
Reading
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199554
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101978
url http://hdl.handle.net/10183/199554
identifier_str_mv 001101978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/2/001101978.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/1/001101978.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30b487d1f0967d99af328df6b84c1db1
56a2391efa311573ef7f1b5c9618994a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224581553324032