O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199554 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal. |
id |
UFRGS-2_06331b19997ed7770cf96557d966bb02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199554 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Audrey Caroline de PaulaFoohs, Marcelo Magalhães2019-09-20T03:46:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/199554001101978O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal.The current paper has the objective to present a pedagogical practice executed in Portuguese language classes, which has the objective to incentivize the habit of reading between students from primary school. This proposal presents the technological resources from communication and information as tools to support the execution from the proposal, therefore, how it is supported in the theory from project’s pedagogy. We were expecting with this proposal, that the students realized their active parts, that they felt responsible for the construction of their knowledge, and that they realized the Portuguese language classes as a reflection from their daily lives. This project had, as its final product, the creation of a themed classroom with transversal subjects from the reading of the book “The prisoner B 3087”, from Alan Gratz, that had its exhibition during five days in a school in Canoas, RS. During the exhibition from the classroom, the students utilized media resources like speakers, data show, computers and smartphones. The results presented after the analysis predominantly qualitative, prove that the execution from this study reached its expected objectives, incentivizing the reading and engaging the students inside this ideal.application/pdfporPedagogia de projetosLeituraTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Project’s pedagogyEducationReadingO uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101978.pdf.txt001101978.pdf.txtExtracted Texttext/plain77629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/2/001101978.pdf.txt30b487d1f0967d99af328df6b84c1db1MD52ORIGINAL001101978.pdfTexto completoapplication/pdf536237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/1/001101978.pdf56a2391efa311573ef7f1b5c9618994aMD5110183/1995542019-09-21 03:41:16.179448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:41:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
title |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
spellingShingle |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva Souza, Audrey Caroline de Paula Pedagogia de projetos Leitura Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Project’s pedagogy Education Reading |
title_short |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
title_full |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
title_fullStr |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
title_full_unstemmed |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
title_sort |
O uso das TICs como ferramentas de auxílio no incentivo ao hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa uma visão de perspectiva |
author |
Souza, Audrey Caroline de Paula |
author_facet |
Souza, Audrey Caroline de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Audrey Caroline de Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos Leitura Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Pedagogia de projetos Leitura Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Project’s pedagogy Education Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project’s pedagogy Education Reading |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica executada nas aulas de língua portuguesa, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em alunos da escola básica. Esta proposta apresenta os recursos tecnológicos de comunicação e informação como ferramentas de apoio na execução desta proposta, assim como se apoia na teoria da pedagogia de projetos. Esperávamos com essa proposta, que os alunos reconhecessem seu papel de autoria, que se sentissem responsáveis pela construção do seu saber, e que percebessem as aulas de língua portuguesa como um reflexo do seu cotidiano. Este projeto teve como produto final a criação de uma sala temática com assuntos transversais a partir da leitura da obra “O Prisioneiro B 3087”, de Alan Gratz, que esteve exposta para visitação durante cinco dias em uma escola de Canoas, RS. Durante a execução da sala os alunos utilizaram recursos de mídia tais como caixas de som, Data Show, computadores e smartphones. Os resultados apresentados após análise predominantemente qualitativa comprovam que a execução deste estudo alcançou os objetivos esperados, incentivando a leitura e engajando os alunos dentro deste ideal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:46:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199554 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101978 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199554 |
identifier_str_mv |
001101978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/2/001101978.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199554/1/001101978.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30b487d1f0967d99af328df6b84c1db1 56a2391efa311573ef7f1b5c9618994a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224581553324032 |