Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pappen, Leonice Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122034
Resumo: O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.
id UFRGS-2_be8a4092f35d919b03212ef2f3b3005f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pappen, Leonice HelenaCorte Real, Luciane Magalhães2015-08-07T02:02:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/122034000967900O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.The present article is an experiences' report about the learning possibilities of eight to ten years old children, which even have already attended the school for three years, can't dominate reading and writing. The objective is to prove the importance of cooperation combined to the Learning Project Methodology, using the Information and Communication Technology in row to build a significant learning process in the passage of heteronomy to autonomy. It was investigated the interactions between the students and their production at the Informatics lab. The theoretical framework that guided the paper was the Genetic Episthemology, the Psychoanalysis and the Psychology authors.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LeituraEscritaDificuldades de aprendizagemEpistemologia genéticaAutonomiaGenetic epistemologyInformation and communication technologyCooperationAutonomyReading and writingTics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967900.pdf000967900.pdfTexto completoapplication/pdf157968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/1/000967900.pdf3112c1c85a7e3156a034122394615ed9MD51TEXT000967900.pdf.txt000967900.pdf.txtExtracted Texttext/plain43667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/2/000967900.pdf.txt38724611e0587f8ce26d60ee7b58d82bMD52THUMBNAIL000967900.pdf.jpg000967900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/3/000967900.pdf.jpg4c9ebfab24c00fc51ef59106a6343d40MD5310183/1220342018-10-24 09:02:28.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:02:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
title Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
spellingShingle Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
Pappen, Leonice Helena
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Autonomia
Genetic epistemology
Information and communication technology
Cooperation
Autonomy
Reading and writing
title_short Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
title_full Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
title_fullStr Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
title_full_unstemmed Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
title_sort Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
author Pappen, Leonice Helena
author_facet Pappen, Leonice Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pappen, Leonice Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Autonomia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Autonomia
Genetic epistemology
Information and communication technology
Cooperation
Autonomy
Reading and writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Information and communication technology
Cooperation
Autonomy
Reading and writing
description O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-07T02:02:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967900
url http://hdl.handle.net/10183/122034
identifier_str_mv 000967900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/1/000967900.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/2/000967900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122034/3/000967900.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3112c1c85a7e3156a034122394615ed9
38724611e0587f8ce26d60ee7b58d82b
4c9ebfab24c00fc51ef59106a6343d40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488017199104