Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Larissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Roger dos Santos, Silva, Paula Andreza Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234477
Resumo: O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.
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