Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Larissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Roger dos Santos, Silva, Paula Andreza Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234477
Resumo: O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.
id UFRGS-2_063d66ca4cc33ad621145e739aaa7c66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234477
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, LarissaRosa, Roger dos SantosSilva, Paula Andreza Ferreira da2022-01-27T04:30:32Z20211984-2147http://hdl.handle.net/10183/234477001135229O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.The article presents a part of an evaluative study that resulted in a dissertation of a Professional Master's in Health Education from the Federal University of Rio Grande do Sul. It aims to present the changes in mental health care practices, especially those aimed at people in harmful use of alcohol and other drugs, resulting from the participation of workers from the Municipal Health Department of Guaíba/RS in the mental health education project called “Formative Journey in the Psychosocial Care Network: Interchange between experiences”. To achieve these objectives, a qualitative, observational and descriptive study was developed, whose data collection took place through individual semi-structured interviews with 22 participants and consultations on documents relevant to the project. Data’s analysis was guided by Bardin’s content analysis method. The results indicate that the principles of Psychiatric Reform, revisited along the formation, began to have a stronger influence on the planning of professionals' daily activities. Greater clarity was found among workers as to the role of each network’ service and greater articulation between the network. It was also noticed a reduction in stigmas associated with mental health in general and with users of alcohol and other drugs in a particular way and, therefore, qualification of practices. It was observed that the interchange was decisive in solidifying the changes in the Psychosocial Care Network that were underway, representing a successful way to impact both the professional and personal training of the participants, which is necessary in times of new setbacks.application/pdfporCadernos brasileiros de saúde mental. Florianópolis. Vol. 13, no. 17 (2021), p. 225-243Sistema Único de SaúdeSaúde mentalTranstornos relacionados ao uso de substânciasEducação continuadaHumanização da assistênciaUnified Health SystemMental healthSubstance-related disordersEducation, continuingHumanization of assistencePercursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogasFormative journey in the psychosocial care network and the qualification of care for people in harmful use of alcohol and other drugs info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135229.pdf.txt001135229.pdf.txtExtracted Texttext/plain50950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234477/2/001135229.pdf.txt62992e4c718a622b2502ce9c02b81019MD52ORIGINAL001135229.pdfTexto completoapplication/pdf266399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234477/1/001135229.pdfc8c6ac2047dbdc96f10e9ddd0f89056dMD5110183/2344772023-08-24 03:32:57.883073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Formative journey in the psychosocial care network and the qualification of care for people in harmful use of alcohol and other drugs
title Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
spellingShingle Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
Weber, Larissa
Sistema Único de Saúde
Saúde mental
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Educação continuada
Humanização da assistência
Unified Health System
Mental health
Substance-related disorders
Education, continuing
Humanization of assistence
title_short Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
title_full Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
title_fullStr Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
title_full_unstemmed Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
title_sort Percursos formativos na rede de atenção psicossocial e a qualificação da atenção a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas
author Weber, Larissa
author_facet Weber, Larissa
Rosa, Roger dos Santos
Silva, Paula Andreza Ferreira da
author_role author
author2 Rosa, Roger dos Santos
Silva, Paula Andreza Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Larissa
Rosa, Roger dos Santos
Silva, Paula Andreza Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Saúde mental
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Educação continuada
Humanização da assistência
topic Sistema Único de Saúde
Saúde mental
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Educação continuada
Humanização da assistência
Unified Health System
Mental health
Substance-related disorders
Education, continuing
Humanization of assistence
dc.subject.eng.fl_str_mv Unified Health System
Mental health
Substance-related disorders
Education, continuing
Humanization of assistence
description O artigo apresenta um recorte de estudo avaliativo que resultou em dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar as modificações nas práticas de atenção à saúde mental, em especial aquelas voltadas a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto de educação permanente em saúde mental denominado “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo qualitativo, observacional, de cunho descritivo, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, constatou-se que os princípios da Reforma Psiquiátrica, revisitados ao longo do Percurso, passaram a influenciar mais fortemente o planejamento das atividades diárias dos profissionais. Detectou-se maior clareza entre os trabalhadores quanto ao papel de cada serviço da Rede de Atenção Psicossocial e maior articulação entre a rede. Percebeu-se redução de estigmas associados à saúde mental de uma forma geral e com os usuários de álcool e outras drogas de modo particular e, por conseguinte, qualificação das práticas. Observou-se que o intercâmbio foi decisivo na solidificação das modificações na RAPS que estavam em curso, representando uma via bemsucedida para impactar tanto na formação profissional quanto pessoal dos participantes, o que se mostra necessário em tempos de novos retrocessos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-27T04:30:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234477
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-2147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135229
identifier_str_mv 1984-2147
001135229
url http://hdl.handle.net/10183/234477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos brasileiros de saúde mental. Florianópolis. Vol. 13, no. 17 (2021), p. 225-243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234477/2/001135229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234477/1/001135229.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62992e4c718a622b2502ce9c02b81019
c8c6ac2047dbdc96f10e9ddd0f89056d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447781794381824