Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bucco, Guilherme Brandelli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bornia Poulsen, Camilo José, Bandeira, Denise Lindstrom
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159785
Resumo: A construção de grades horárias dos cursos de uma universidade é um problema que deve ser enfrentado no início de todos os semestres e, por mobilizar quantidades significativas de recursos, se constitui numa importante tarefa administrativa. É classificado, em termos de complexidade computacional, como NP-hard, o que implica grande exigência de capacidade de processamento. É modelado de maneiras muito diversas, no intuito de se obter adequação quanto ao contexto educacional do país, às regras específicas da instituição ou aos objetivos específicos dos gestores, entre outros. Neste artigo, propõe-se um modelo matemático para construir grades de horários, otimizando a utilização de salas de aula. Para resolver o modelo proposto, desenvolveu-se um algoritmo que divide o problema para viabilizar o uso de programação linear inteira mista. Experimentos computacionais aplicados a uma base de dados real de uma universidade pública brasileira confirmaram o bom desempenho da abordagem proposta, reduzindo consideravelmente a quantidade de salas de aulas alocadas.
id UFRGS-2_0645fc197746ffa4e9d3e19c278adc44
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bucco, Guilherme BrandelliBornia Poulsen, Camilo JoséBandeira, Denise Lindstrom2017-06-20T02:33:36Z20170104-530Xhttp://hdl.handle.net/10183/159785001022666A construção de grades horárias dos cursos de uma universidade é um problema que deve ser enfrentado no início de todos os semestres e, por mobilizar quantidades significativas de recursos, se constitui numa importante tarefa administrativa. É classificado, em termos de complexidade computacional, como NP-hard, o que implica grande exigência de capacidade de processamento. É modelado de maneiras muito diversas, no intuito de se obter adequação quanto ao contexto educacional do país, às regras específicas da instituição ou aos objetivos específicos dos gestores, entre outros. Neste artigo, propõe-se um modelo matemático para construir grades de horários, otimizando a utilização de salas de aula. Para resolver o modelo proposto, desenvolveu-se um algoritmo que divide o problema para viabilizar o uso de programação linear inteira mista. Experimentos computacionais aplicados a uma base de dados real de uma universidade pública brasileira confirmaram o bom desempenho da abordagem proposta, reduzindo consideravelmente a quantidade de salas de aulas alocadas.Creating timetables for courses is a problem that universities face at the beginning of every semester. This activity represents an important administrative task because it consumes significant amount of resources. In terms of computational complexity, this is classified as NP-hard, as it demands a huge amount of processing capacity. Timetabling is modeled in a number of different ways, aiming to fit the country’s educational context, meet specific rules of institutions of higher education or specific goals of managers, among others. In this paper, we propose a mathematical model to solve the University Course Timetabling Problem and optimize classroom utilization. To solve the proposed model, an algorithm that divides the problem was developed, solving it with mixed integer linear programming tools. Computational experiments applied to a real database of a Brazilian public university confirmed the good performance of the proposed approach, which greatly reduces the amount of assigned classrooms.application/pdfporGestão e produção. São Carlos. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 40-49Gestão universitáriaProgramação matemáticaUniversity Timetabling ProblemInteger programmingMathematical programmingDecompositionTimetableDesenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em UniversidadesDevelopment of a linear programming model for the University Course Timetabling Problem info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022666.pdf001022666.pdfTexto completoapplication/pdf1233043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/1/001022666.pdfff623413a481cb94fa6139abc025c3e6MD51TEXT001022666.pdf.txt001022666.pdf.txtExtracted Texttext/plain45667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/2/001022666.pdf.txt9e98c6f110057b326e469e79f9cf5397MD52THUMBNAIL001022666.pdf.jpg001022666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/3/001022666.pdf.jpgeba52e932bef6434269aa7337424ecceMD5310183/1597852018-10-24 09:11:14.869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of a linear programming model for the University Course Timetabling Problem
title Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
Bucco, Guilherme Brandelli
Gestão universitária
Programação matemática
University Timetabling Problem
Integer programming
Mathematical programming
Decomposition
Timetable
title_short Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
title_full Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
title_sort Desenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidades
author Bucco, Guilherme Brandelli
author_facet Bucco, Guilherme Brandelli
Bornia Poulsen, Camilo José
Bandeira, Denise Lindstrom
author_role author
author2 Bornia Poulsen, Camilo José
Bandeira, Denise Lindstrom
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucco, Guilherme Brandelli
Bornia Poulsen, Camilo José
Bandeira, Denise Lindstrom
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão universitária
Programação matemática
topic Gestão universitária
Programação matemática
University Timetabling Problem
Integer programming
Mathematical programming
Decomposition
Timetable
dc.subject.eng.fl_str_mv University Timetabling Problem
Integer programming
Mathematical programming
Decomposition
Timetable
description A construção de grades horárias dos cursos de uma universidade é um problema que deve ser enfrentado no início de todos os semestres e, por mobilizar quantidades significativas de recursos, se constitui numa importante tarefa administrativa. É classificado, em termos de complexidade computacional, como NP-hard, o que implica grande exigência de capacidade de processamento. É modelado de maneiras muito diversas, no intuito de se obter adequação quanto ao contexto educacional do país, às regras específicas da instituição ou aos objetivos específicos dos gestores, entre outros. Neste artigo, propõe-se um modelo matemático para construir grades de horários, otimizando a utilização de salas de aula. Para resolver o modelo proposto, desenvolveu-se um algoritmo que divide o problema para viabilizar o uso de programação linear inteira mista. Experimentos computacionais aplicados a uma base de dados real de uma universidade pública brasileira confirmaram o bom desempenho da abordagem proposta, reduzindo consideravelmente a quantidade de salas de aulas alocadas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:33:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159785
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-530X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022666
identifier_str_mv 0104-530X
001022666
url http://hdl.handle.net/10183/159785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão e produção. São Carlos. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 40-49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/1/001022666.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/2/001022666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159785/3/001022666.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff623413a481cb94fa6139abc025c3e6
9e98c6f110057b326e469e79f9cf5397
eba52e932bef6434269aa7337424ecce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447633800462336