Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldissera, Rudimar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253942
Resumo: Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade.
id UFRGS-2_064bfa6c257057b04bd3e8b9ca526616
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253942
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baldissera, Rudimar2023-01-31T04:51:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/253942001132537Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade.In this essay, considering the contemporary brand as a discursive phenomenon, we propose a critical reflection concerning the usage of the sustentability’s notion in organizational communication. We present the conclusions of two researches conducted in Brazil which revealed that the term sustainability is mainly used as a simple discursive strategy in order to construct image-concept and as business and/or market strategy. In an ethical perspective, in which there is social and environmental responsibility as well as intersystemic commitment, we emphasize the need for organizational communication to be a propellant process of transformations towards sustainability.application/pdfporLa gestión de intangibles en el espacio ibero-americano : construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación [recurso eletrônico]. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, c2021. p. 159-172.Comunicação organizacionalMarcaImagem-conceitoSustentabilidadeOrganizational communicationBrandSense productionImage-conceptSustainabilityComunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcasOrganizational communication towards sustainability : from the discursiv strategies of image-concept up to a intersystemic commitment of the brandsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132537.pdf.txt001132537.pdf.txtExtracted Texttext/plain27304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/2/001132537.pdf.txt3b5b409ff69c0ccbe5e116e1672fb0a9MD52ORIGINAL001132537.pdfCapítuloapplication/pdf1989996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/1/001132537.pdfffb53dee19b9d35d70737ea04d774a78MD5110183/2539422023-02-01 05:55:44.772865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-01T07:55:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Organizational communication towards sustainability : from the discursiv strategies of image-concept up to a intersystemic commitment of the brands
title Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
spellingShingle Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
Baldissera, Rudimar
Comunicação organizacional
Marca
Imagem-conceito
Sustentabilidade
Organizational communication
Brand
Sense production
Image-concept
Sustainability
title_short Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
title_full Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
title_fullStr Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
title_full_unstemmed Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
title_sort Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
author Baldissera, Rudimar
author_facet Baldissera, Rudimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Marca
Imagem-conceito
Sustentabilidade
topic Comunicação organizacional
Marca
Imagem-conceito
Sustentabilidade
Organizational communication
Brand
Sense production
Image-concept
Sustainability
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Brand
Sense production
Image-concept
Sustainability
description Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T04:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253942
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132537
url http://hdl.handle.net/10183/253942
identifier_str_mv 001132537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv La gestión de intangibles en el espacio ibero-americano : construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación [recurso eletrônico]. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, c2021. p. 159-172.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/2/001132537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/1/001132537.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b5b409ff69c0ccbe5e116e1672fb0a9
ffb53dee19b9d35d70737ea04d774a78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447817410314240