Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253942 |
Resumo: | Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade. |
id |
UFRGS-2_064bfa6c257057b04bd3e8b9ca526616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253942 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baldissera, Rudimar2023-01-31T04:51:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/253942001132537Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade.In this essay, considering the contemporary brand as a discursive phenomenon, we propose a critical reflection concerning the usage of the sustentability’s notion in organizational communication. We present the conclusions of two researches conducted in Brazil which revealed that the term sustainability is mainly used as a simple discursive strategy in order to construct image-concept and as business and/or market strategy. In an ethical perspective, in which there is social and environmental responsibility as well as intersystemic commitment, we emphasize the need for organizational communication to be a propellant process of transformations towards sustainability.application/pdfporLa gestión de intangibles en el espacio ibero-americano : construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación [recurso eletrônico]. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, c2021. p. 159-172.Comunicação organizacionalMarcaImagem-conceitoSustentabilidadeOrganizational communicationBrandSense productionImage-conceptSustainabilityComunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcasOrganizational communication towards sustainability : from the discursiv strategies of image-concept up to a intersystemic commitment of the brandsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132537.pdf.txt001132537.pdf.txtExtracted Texttext/plain27304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/2/001132537.pdf.txt3b5b409ff69c0ccbe5e116e1672fb0a9MD52ORIGINAL001132537.pdfCapítuloapplication/pdf1989996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/1/001132537.pdfffb53dee19b9d35d70737ea04d774a78MD5110183/2539422023-02-01 05:55:44.772865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-01T07:55:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Organizational communication towards sustainability : from the discursiv strategies of image-concept up to a intersystemic commitment of the brands |
title |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
spellingShingle |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas Baldissera, Rudimar Comunicação organizacional Marca Imagem-conceito Sustentabilidade Organizational communication Brand Sense production Image-concept Sustainability |
title_short |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
title_full |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
title_fullStr |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
title_sort |
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : das estratégias discursivas de imagem-conceito ao comprometimento intersistêmico das marcas |
author |
Baldissera, Rudimar |
author_facet |
Baldissera, Rudimar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Marca Imagem-conceito Sustentabilidade |
topic |
Comunicação organizacional Marca Imagem-conceito Sustentabilidade Organizational communication Brand Sense production Image-concept Sustainability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational communication Brand Sense production Image-concept Sustainability |
description |
Neste texto, compreendendo a marca contemporânea como fenómeno discursivo, refletimos criticamente sobre o emprego da noção de sustentabilidade na comunicação orga-nizacional. Apresentamos as conclusões de duas pesquisas re-alizadas no Brasil que revelaram que o termo sustentabilidade é usado, prioritariamente, como simples estratégia discursiva para a construção de imagem-conceito e como estratégia de negócio e/ou de mercado. Em perspectiva ética, de responsabilidade socioambiental e comprometimento intersistêmico evidenciamos a exigência de a comunicação organizacional ser propulsora das transformações para a sustentabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-31T04:51:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253942 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253942 |
identifier_str_mv |
001132537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
La gestión de intangibles en el espacio ibero-americano : construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación [recurso eletrônico]. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, c2021. p. 159-172. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/2/001132537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253942/1/001132537.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b5b409ff69c0ccbe5e116e1672fb0a9 ffb53dee19b9d35d70737ea04d774a78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447817410314240 |