Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272514 |
Resumo: | O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais. |
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Freitas, Roberto Emiliano Cezário deBaldissera, Rudimar2024-03-01T04:55:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/272514001195777O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais.The study aims to examine different identity elements triggered by Thiago Nigro on the channel O Primo Rico on YouTube in an effort to construct his concept-image. The theoretical discussion is developed based on notions about: organizational communication (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); contemporary brand (PEROTTO, 2007; 2008), identity and identifications (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); concept-image (BALDISSERA, 2008); digital communication (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube and Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020), digital influencers (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) and strategies for visibility and legitimacy (LASTA, 2017). As a methodological procedure, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used to explore the channel and analyze three videos. From the results, concept-image proposals of authority regarding finances and investments were identified, as well as updates in strategies for recognition and relationship found in audiovisual narrative elements.application/pdfporInfluenciador digitalImagem-conceitoComunicação digitalConcept-imageBrand identificationsImaginaryYoutubersLegitimacy strategiesDa camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195777.pdf.txt001195777.pdf.txtExtracted Texttext/plain246550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/2/001195777.pdf.txt6ba11f1efc9bb8b09da286f55b03b176MD52ORIGINAL001195777.pdfTexto completoapplication/pdf14940229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/1/001195777.pdf75736a824bc453779fd8917442b70246MD5110183/2725142024-05-14 06:30:34.108263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais. |
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