Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Roberto Emiliano Cezário de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272514
Resumo: O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais.
id UFRGS-2_a30fa5e8660ada655d7e942a09af6193
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Roberto Emiliano Cezário deBaldissera, Rudimar2024-03-01T04:55:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/272514001195777O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais.The study aims to examine different identity elements triggered by Thiago Nigro on the channel O Primo Rico on YouTube in an effort to construct his concept-image. The theoretical discussion is developed based on notions about: organizational communication (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); contemporary brand (PEROTTO, 2007; 2008), identity and identifications (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); concept-image (BALDISSERA, 2008); digital communication (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube and Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020), digital influencers (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) and strategies for visibility and legitimacy (LASTA, 2017). As a methodological procedure, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used to explore the channel and analyze three videos. From the results, concept-image proposals of authority regarding finances and investments were identified, as well as updates in strategies for recognition and relationship found in audiovisual narrative elements.application/pdfporInfluenciador digitalImagem-conceitoComunicação digitalConcept-imageBrand identificationsImaginaryYoutubersLegitimacy strategiesDa camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195777.pdf.txt001195777.pdf.txtExtracted Texttext/plain246550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/2/001195777.pdf.txt6ba11f1efc9bb8b09da286f55b03b176MD52ORIGINAL001195777.pdfTexto completoapplication/pdf14940229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/1/001195777.pdf75736a824bc453779fd8917442b70246MD5110183/2725142024-05-14 06:30:34.108263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
title Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
spellingShingle Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
Freitas, Roberto Emiliano Cezário de
Influenciador digital
Imagem-conceito
Comunicação digital
Concept-image
Brand identifications
Imaginary
Youtubers
Legitimacy strategies
title_short Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
title_full Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
title_fullStr Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
title_full_unstemmed Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
title_sort Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
author Freitas, Roberto Emiliano Cezário de
author_facet Freitas, Roberto Emiliano Cezário de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Roberto Emiliano Cezário de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Imagem-conceito
Comunicação digital
topic Influenciador digital
Imagem-conceito
Comunicação digital
Concept-image
Brand identifications
Imaginary
Youtubers
Legitimacy strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept-image
Brand identifications
Imaginary
Youtubers
Legitimacy strategies
description O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195777
url http://hdl.handle.net/10183/272514
identifier_str_mv 001195777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/2/001195777.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272514/1/001195777.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ba11f1efc9bb8b09da286f55b03b176
75736a824bc453779fd8917442b70246
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676381294592