As origens da MPM Propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129290 |
Resumo: | O presente trabalho aborda, através da perspectiva histórica da Comunicação, as origens de uma agência de publicidade brasileira: a MPM Propaganda. Primeiro lugar no ranking brasileiro por uma década e meia, esta empresa é fundamental para o entendimento do contexto da atividade publicitária, pois o seu sucesso no mercado ilustra o potencial atingido pelas agências de capital nacional. A inauguração da MPM Propaganda no Rio Grande do Sul, em 1957, revela o contexto local da publicidade e como se constroem as relações dos atores sociais deste ramo de atividade, num período incipiente da atividade no Estado. |
id |
UFRGS-2_0655806e25678beefaf3678283807304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129290 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, André Iribure2015-11-09T16:33:11Z20041807-8893http://hdl.handle.net/10183/129290000494288O presente trabalho aborda, através da perspectiva histórica da Comunicação, as origens de uma agência de publicidade brasileira: a MPM Propaganda. Primeiro lugar no ranking brasileiro por uma década e meia, esta empresa é fundamental para o entendimento do contexto da atividade publicitária, pois o seu sucesso no mercado ilustra o potencial atingido pelas agências de capital nacional. A inauguração da MPM Propaganda no Rio Grande do Sul, em 1957, revela o contexto local da publicidade e como se constroem as relações dos atores sociais deste ramo de atividade, num período incipiente da atividade no Estado.This paper approaches the beginning of a Brazilian advertising agency: MPM Propaganda, from a historical Communication perspective. First place in the Brazilian ranking for a decade and a half, this company is fundamental for the understanding of the context of the advertising activity, because its success in the market shows the potential reached by national capital agencies. The opening of MPM Propaganda in Rio Grande do Sul, in 1957, reveals the local context of advertising and how the relationships among the social actors are built in this field of activity, in an incipient period of this activity in Rio Grande do Sul.application/pdfporEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 10, n.2 (jul./dez. 2004), p. 303-318MPM Propaganda. HistóriaPropaganda : BrasilPublicidade : BrasilAdvertisingPropagandaMPM propagandaAs origens da MPM PropagandaThe origins of MPM propaganda info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000494288.pdf.txt000494288.pdf.txtExtracted Texttext/plain39279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/2/000494288.pdf.txtcfa9c93fcfda8c59b8322efec9647ea9MD52ORIGINAL000494288.pdf000494288.pdfTexto completoapplication/pdf531000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/1/000494288.pdf139528da648803e5e88eeab7c0e4f115MD51THUMBNAIL000494288.pdf.jpg000494288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/3/000494288.pdf.jpg58e76d244581cdc791034970c4fa1517MD5310183/1292902018-10-24 09:13:07.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129290Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As origens da MPM Propaganda |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The origins of MPM propaganda |
title |
As origens da MPM Propaganda |
spellingShingle |
As origens da MPM Propaganda Rodrigues, André Iribure MPM Propaganda. História Propaganda : Brasil Publicidade : Brasil Advertising Propaganda MPM propaganda |
title_short |
As origens da MPM Propaganda |
title_full |
As origens da MPM Propaganda |
title_fullStr |
As origens da MPM Propaganda |
title_full_unstemmed |
As origens da MPM Propaganda |
title_sort |
As origens da MPM Propaganda |
author |
Rodrigues, André Iribure |
author_facet |
Rodrigues, André Iribure |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MPM Propaganda. História Propaganda : Brasil Publicidade : Brasil |
topic |
MPM Propaganda. História Propaganda : Brasil Publicidade : Brasil Advertising Propaganda MPM propaganda |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Propaganda MPM propaganda |
description |
O presente trabalho aborda, através da perspectiva histórica da Comunicação, as origens de uma agência de publicidade brasileira: a MPM Propaganda. Primeiro lugar no ranking brasileiro por uma década e meia, esta empresa é fundamental para o entendimento do contexto da atividade publicitária, pois o seu sucesso no mercado ilustra o potencial atingido pelas agências de capital nacional. A inauguração da MPM Propaganda no Rio Grande do Sul, em 1957, revela o contexto local da publicidade e como se constroem as relações dos atores sociais deste ramo de atividade, num período incipiente da atividade no Estado. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:33:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129290 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-8893 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000494288 |
identifier_str_mv |
1807-8893 000494288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 10, n.2 (jul./dez. 2004), p. 303-318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/2/000494288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/1/000494288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129290/3/000494288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfa9c93fcfda8c59b8322efec9647ea9 139528da648803e5e88eeab7c0e4f115 58e76d244581cdc791034970c4fa1517 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447601660559360 |