Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Amanda da Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211945
Resumo: Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas.
id UFRGS-2_06a867a5598f7b8bf0280636e147b0e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211945
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Amanda da SilveiraLiedke, Enoi Dago2020-07-16T03:38:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/211945001115956Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas.application/pdfporComunicação em saúdeComunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115956.pdf.txt001115956.pdf.txtExtracted Texttext/plain207392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/2/001115956.pdf.txt01f61b68b36297cdca35aa80863afcb8MD52ORIGINAL001115956.pdfTexto completoapplication/pdf1590618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/1/001115956.pdf84a3fdf559c5cd9dcca8a82ee7819797MD5110183/2119452020-07-17 03:43:25.544802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:43:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
title Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
spellingShingle Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
Nascimento, Amanda da Silveira
Comunicação em saúde
title_short Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
title_full Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
title_fullStr Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
title_full_unstemmed Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
title_sort Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
author Nascimento, Amanda da Silveira
author_facet Nascimento, Amanda da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Amanda da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liedke, Enoi Dago
contributor_str_mv Liedke, Enoi Dago
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação em saúde
topic Comunicação em saúde
description Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T03:38:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211945
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115956
url http://hdl.handle.net/10183/211945
identifier_str_mv 001115956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/2/001115956.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/1/001115956.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01f61b68b36297cdca35aa80863afcb8
84a3fdf559c5cd9dcca8a82ee7819797
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224596536426496