Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211945 |
Resumo: | Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas. |
id |
UFRGS-2_06a867a5598f7b8bf0280636e147b0e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211945 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Amanda da SilveiraLiedke, Enoi Dago2020-07-16T03:38:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/211945001115956Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas.application/pdfporComunicação em saúdeComunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115956.pdf.txt001115956.pdf.txtExtracted Texttext/plain207392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/2/001115956.pdf.txt01f61b68b36297cdca35aa80863afcb8MD52ORIGINAL001115956.pdfTexto completoapplication/pdf1590618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/1/001115956.pdf84a3fdf559c5cd9dcca8a82ee7819797MD5110183/2119452020-07-17 03:43:25.544802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:43:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
title |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
spellingShingle |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil Nascimento, Amanda da Silveira Comunicação em saúde |
title_short |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
title_full |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
title_fullStr |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
title_full_unstemmed |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
title_sort |
Comunicação e saúde: uma análise da campanha Quem Espera, Espera do UNICEF Brasil |
author |
Nascimento, Amanda da Silveira |
author_facet |
Nascimento, Amanda da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Amanda da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Liedke, Enoi Dago |
contributor_str_mv |
Liedke, Enoi Dago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação em saúde |
topic |
Comunicação em saúde |
description |
Esta pesquisa surgiu para responder à seguinte questão: como a comunicação pode melhor contribuir para sensibilizar e engajar a sociedade em questões relacionadas ao parto e nascimento no Brasil? Para isso, avaliamos uma campanha de comunicação desenvolvida para o público gestante brasileiro a partir das teorias do campo da Comunicação e Saúde. Iniciamos com uma imersão teórica ao mundo das gestantes, em especial sobre os dilemas do parto. Através de pesquisa bibliográfica e documental pudemos perceber que existem dois lados, onde, um defende que a melhor prática deve ir de acordo com a Medicina Baseada em Evidências e outro defende a autonomia da mulher para planejar o parto conforme suas preferências. Para abraçar a todas essas mulheres e conscientizar sobre o direito das crianças, combatendo cesáreas desnecessárias, o UNICEF Brasil, lançou a Quem Espera, Espera – Pelo direito de nascer na hora certa em 2017. Através de análise de conteúdo, avaliamos a campanha com base nas teorias do campo da Comunicação e Saúde, bem como a recepção do público nas redes sociais nas divulgações de lançamento da campanha. Compreendeu-se que a campanha não está adequada às orientações do campo e reproduz um modelo de comunicação pouco efetivo que se utiliza de estratégias lineares, unidirecionais e bipolarizadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-16T03:38:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211945 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115956 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211945 |
identifier_str_mv |
001115956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/2/001115956.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211945/1/001115956.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01f61b68b36297cdca35aa80863afcb8 84a3fdf559c5cd9dcca8a82ee7819797 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224596536426496 |