A influência da memória de trabalho na relação entre ansiedade e a aprendizagem por reforçamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulina Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259176
Resumo: A ansiedade é uma reação natural do indivíduo frente aos estímulos diários, que em níveis acentuados pode impactar o cotidiano e as funções cognitivas. A ansiedade pode interferir no desempenho cognitivo, com implicações para a aprendizagem. Tendo em vista que ainda não é possível afirmar de que maneira se dá essa interferência, a proposta deste estudo foi analisar a influência da memória de trabalho na relação entre ansiedade e a aprendizagem por reforçamento. Os participantes foram 57 adultos, de 18 a 30 anos, que responderam online a questionários sociodemográficos, a escala de estado de humor DASS-21, e uma tarefa de aprendizagem por reforçamento computadorizada com diferentes demandas da memória de trabalho. A tarefa é composta por 14 blocos, nos quais os participantes deveriam indicar qual tecla correspondia ao estímulo que aparecia na tela do computador e recebiam feedback para erros e acertos. Os blocos tinham baixa e alta carga cognitiva, dependendo da quantidade de estímulos apresentados. Níveis maiores de ansiedade na DASS-21 estiveram associados a melhor desempenho na tarefa nos blocos em que a memória de trabalho estava menos sobrecarregada. Na condição de alta carga cognitiva, a ansiedade não influenciou a aprendizagem por reforçamento. Sugere-se que situações de baixa carga cognitiva podem ser favoráveis ao desempenho de indivíduos com sintomas subclínicos de ansiedade, enquanto que a alta carga cognitiva não é favorável ao desempenho dos indivíduos em geral.
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