As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gieseler, Ângela Cristina Sthamer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77247
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen.
id UFRGS-2_06be2163b3caf5f91623ef17638ee482
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77247
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gieseler, Ângela Cristina SthamerCorso, Luciana Vellinho2013-08-22T01:45:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/77247000895697O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen.application/pdfporPsicopedagogiaDificuldades de aprendizagemLeituraEscritaAs dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895697.pdf000895697.pdfTexto completoapplication/pdf979313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/1/000895697.pdf15d910c558ebebc7cfbda39ddd2d8d24MD51TEXT000895697.pdf.txt000895697.pdf.txtExtracted Texttext/plain125188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/2/000895697.pdf.txte621e489b79310729b6badd1ddfe5769MD52THUMBNAIL000895697.pdf.jpg000895697.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/3/000895697.pdf.jpgacf3a783bd79fa9c55aac8fbfb4e7fedMD5310183/772472018-10-17 07:26:35.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
title As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
Gieseler, Ângela Cristina Sthamer
Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Escrita
title_short As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
title_full As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
title_sort As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
author Gieseler, Ângela Cristina Sthamer
author_facet Gieseler, Ângela Cristina Sthamer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gieseler, Ângela Cristina Sthamer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Escrita
topic Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Escrita
description O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895697
url http://hdl.handle.net/10183/77247
identifier_str_mv 000895697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/1/000895697.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/2/000895697.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/3/000895697.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15d910c558ebebc7cfbda39ddd2d8d24
e621e489b79310729b6badd1ddfe5769
acf3a783bd79fa9c55aac8fbfb4e7fed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450734030848