As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77247 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen. |
id |
UFRGS-2_06be2163b3caf5f91623ef17638ee482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77247 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gieseler, Ângela Cristina SthamerCorso, Luciana Vellinho2013-08-22T01:45:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/77247000895697O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen.application/pdfporPsicopedagogiaDificuldades de aprendizagemLeituraEscritaAs dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895697.pdf000895697.pdfTexto completoapplication/pdf979313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/1/000895697.pdf15d910c558ebebc7cfbda39ddd2d8d24MD51TEXT000895697.pdf.txt000895697.pdf.txtExtracted Texttext/plain125188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/2/000895697.pdf.txte621e489b79310729b6badd1ddfe5769MD52THUMBNAIL000895697.pdf.jpg000895697.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/3/000895697.pdf.jpgacf3a783bd79fa9c55aac8fbfb4e7fedMD5310183/772472018-10-17 07:26:35.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
title |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
spellingShingle |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções Gieseler, Ângela Cristina Sthamer Psicopedagogia Dificuldades de aprendizagem Leitura Escrita |
title_short |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
title_full |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
title_fullStr |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
title_full_unstemmed |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
title_sort |
As dificuldades de aprendizagem de Vitor : aprofundando seus fatores e buscando possíveis soluções |
author |
Gieseler, Ângela Cristina Sthamer |
author_facet |
Gieseler, Ângela Cristina Sthamer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gieseler, Ângela Cristina Sthamer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Dificuldades de aprendizagem Leitura Escrita |
topic |
Psicopedagogia Dificuldades de aprendizagem Leitura Escrita |
description |
O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido com um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo que apresenta dificuldades de aprendizagem na área de leitura e de escrita. O acompanhamento deste caso foi iniciado em 2012/1, para a disciplina de Psicopedagogia, e aprofundado neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que podem estar causando/agravando tais dificuldades e auxiliar o menino a superá-las, por meio de ações psicopedagógicas planejadas e desenvolvidas com ele. Como forma de coleta de dados, foram realizadas observações na rotina escolar, além de entrevistas com a professora titular, com o aluno e seus pais. As informações obtidas foram fundamentais para a elaboração das intervenções que melhor se adaptassem ao seu caso. A partir das análises feitas, foi possível concluir que as suas dificuldades originam-se de diversos fatores, dentre eles a alfabetização um pouco tardia, a necessidade de alguém mais presente para auxiliá-lo com suas dúvidas e os sentimentos com os quais ele tem de lidar e que parecem estar reprimindo-o: os relacionados às suas próprias particularidades e os advindos das chacotas constantes que ele sofre dos colegas. As intervenções realizadas evidenciaram muito bons resultados. O aporte teórico que embasou este estudo foi encontrado de modo especial em Scoz, Golbert e Moojen. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77247 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895697 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77247 |
identifier_str_mv |
000895697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/1/000895697.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/2/000895697.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77247/3/000895697.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15d910c558ebebc7cfbda39ddd2d8d24 e621e489b79310729b6badd1ddfe5769 acf3a783bd79fa9c55aac8fbfb4e7fed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450734030848 |