Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33342 |
Resumo: | Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso. |
id |
UFRGS-2_06eaaa8db419b03a5b731b71575968df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33342 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pavão, Ana Paula RibeiroMuller Neto, Hugo Fridolino2011-10-22T01:19:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/33342000787025Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso.application/pdfporBlogFerramenta estratégicaMarketing estratégicoProposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787025.pdf.txt000787025.pdf.txtExtracted Texttext/plain187126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/2/000787025.pdf.txtbbba69bf0c83b4393719a3f96ec93c2eMD52ORIGINAL000787025.pdf000787025.pdfTexto completoapplication/pdf1836056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/1/000787025.pdfc44d5d6f75d06f4b6af34b4c52f19d52MD51THUMBNAIL000787025.pdf.jpg000787025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/3/000787025.pdf.jpg8aa2e223e5c2130967d8d95a28de7872MD5310183/333422018-10-09 08:07:35.55oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:07:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
title |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
spellingShingle |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito Pavão, Ana Paula Ribeiro Blog Ferramenta estratégica Marketing estratégico |
title_short |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
title_full |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
title_fullStr |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
title_full_unstemmed |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
title_sort |
Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito |
author |
Pavão, Ana Paula Ribeiro |
author_facet |
Pavão, Ana Paula Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavão, Ana Paula Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
contributor_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Ferramenta estratégica Marketing estratégico |
topic |
Blog Ferramenta estratégica Marketing estratégico |
description |
Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-22T01:19:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33342 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787025 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33342 |
identifier_str_mv |
000787025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/2/000787025.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/1/000787025.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/3/000787025.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbba69bf0c83b4393719a3f96ec93c2e c44d5d6f75d06f4b6af34b4c52f19d52 8aa2e223e5c2130967d8d95a28de7872 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447065481707520 |