Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavão, Ana Paula Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33342
Resumo: Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso.
id UFRGS-2_06eaaa8db419b03a5b731b71575968df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33342
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pavão, Ana Paula RibeiroMuller Neto, Hugo Fridolino2011-10-22T01:19:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/33342000787025Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso.application/pdfporBlogFerramenta estratégicaMarketing estratégicoProposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787025.pdf.txt000787025.pdf.txtExtracted Texttext/plain187126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/2/000787025.pdf.txtbbba69bf0c83b4393719a3f96ec93c2eMD52ORIGINAL000787025.pdf000787025.pdfTexto completoapplication/pdf1836056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/1/000787025.pdfc44d5d6f75d06f4b6af34b4c52f19d52MD51THUMBNAIL000787025.pdf.jpg000787025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/3/000787025.pdf.jpg8aa2e223e5c2130967d8d95a28de7872MD5310183/333422018-10-09 08:07:35.55oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:07:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
title Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
spellingShingle Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
Pavão, Ana Paula Ribeiro
Blog
Ferramenta estratégica
Marketing estratégico
title_short Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
title_full Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
title_fullStr Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
title_full_unstemmed Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
title_sort Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
author Pavão, Ana Paula Ribeiro
author_facet Pavão, Ana Paula Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavão, Ana Paula Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Ferramenta estratégica
Marketing estratégico
topic Blog
Ferramenta estratégica
Marketing estratégico
description Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:19:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33342
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787025
url http://hdl.handle.net/10183/33342
identifier_str_mv 000787025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/2/000787025.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/1/000787025.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33342/3/000787025.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbba69bf0c83b4393719a3f96ec93c2e
c44d5d6f75d06f4b6af34b4c52f19d52
8aa2e223e5c2130967d8d95a28de7872
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447065481707520