Psycho-sensorial categories : actions and behaviors of piano practice at different levels of expertise
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257528 |
Resumo: | Na literatura, a prática instrumental relacionada aos níveis elementares de expertise tende a ser subestimada quando comparada à prática de músicos profissionais. O objetivo da presente pesquisa foi categorizar ações e comportamentos inerentes à prática pianística de pianistas em diferentes níveis de expertise. Numa abordagem de estudo de caso, orientada por princípios fenomenológicos, quatro participantes foram selecionados de acordo com suas potenciais representatividades de níveis distintos de expertise, instrução formal ao piano recebida e tempo de prática acumulada. Foi solicitado aos participantes que gravassem uma sessão de prática de duas peças de seus repertórios atuais. Os participantes foram instruídos a selecionar uma peça que eles considerassem mais desafiadora (peça 1) e outra que eles considerassem menos desafiadora (peça 2). Entrevistas semiestruturadas forneceram informações sobre as estratégias utilizadas pelos participantes. Nove categorias foram propostas como tipologias das ações e comportamentos da prática pianística no âmbito da tradição da música de concerto ocidental, a saber: testar, repetir, isolar, alternar, explorar, ajustar, parar, dispersão e lapso. Tais categorias mostraram-se comuns para todos os participantes, aqui exemplificadas na prática de quatro participantes (extensão universitária, graduação, pós-graduação, e pianista profissional), evidenciando nuances de deliberação como: procedimentos para abordar e aprimorar o repertório (e a eficácia destes), o esforço para manter-se engajado na tarefa, bem como alguns limites da atenção para praticar. |
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Mantovani, Michele RositaSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-04-27T03:31:42Z20220103-7412http://hdl.handle.net/10183/257528001165911Na literatura, a prática instrumental relacionada aos níveis elementares de expertise tende a ser subestimada quando comparada à prática de músicos profissionais. O objetivo da presente pesquisa foi categorizar ações e comportamentos inerentes à prática pianística de pianistas em diferentes níveis de expertise. Numa abordagem de estudo de caso, orientada por princípios fenomenológicos, quatro participantes foram selecionados de acordo com suas potenciais representatividades de níveis distintos de expertise, instrução formal ao piano recebida e tempo de prática acumulada. Foi solicitado aos participantes que gravassem uma sessão de prática de duas peças de seus repertórios atuais. Os participantes foram instruídos a selecionar uma peça que eles considerassem mais desafiadora (peça 1) e outra que eles considerassem menos desafiadora (peça 2). Entrevistas semiestruturadas forneceram informações sobre as estratégias utilizadas pelos participantes. Nove categorias foram propostas como tipologias das ações e comportamentos da prática pianística no âmbito da tradição da música de concerto ocidental, a saber: testar, repetir, isolar, alternar, explorar, ajustar, parar, dispersão e lapso. Tais categorias mostraram-se comuns para todos os participantes, aqui exemplificadas na prática de quatro participantes (extensão universitária, graduação, pós-graduação, e pianista profissional), evidenciando nuances de deliberação como: procedimentos para abordar e aprimorar o repertório (e a eficácia destes), o esforço para manter-se engajado na tarefa, bem como alguns limites da atenção para praticar.In the current literature, instrumental practice dealing with elementary levels of expertise tends to be underestimated compared to that of professional musicians. Therefore, the purpose of the present research was to investigate actions and behaviors in piano practice carried out by pianists belonging of different levels of expertise. In a case-study approach guided by phenomenological principles, four participants were selected according to their potential representativeness at different levels of expertise, their received formal piano instruction, and accumulated practice time. The participants were asked to record one practice session of two piano pieces from their current repertoire. They were instructed to select one piece that they considered more challenging (piece 1) and another piece that they considered less challenging (piece 2). Semi-structured interviews provided information about their strategies. Nine categories were proposed as characteristic actions and behaviors of piano practice within the scope of the classical Western music tradition, namely, testing, repeating, isolating, alternating, exploring, adjusting, pausing, straggling, and slipping. Such categories proved to be common for all participants, exemplified by the practices of four participants (precollege, undergraduate, graduate students and professional pianists), and provided evidence of the nuances of deliberation, such as the procedures to approach and improve the repertoire (and their effectiveness), the effort to stay engaged and on task, and some of the limits in attention to practice.application/pdfporOpus : Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Porto Alegre. Vol. 28 (2022), p. 1-25Prática instrumentalPianoExpertisePrática deliberadaInstrumental practicePianoExpertiseDeliberate practicePsycho-sensorial categories : actions and behaviors of piano practice at different levels of expertiseCategorias Psicossensoriais : ações e comportamentos inerentes à prática pianística em diferentes níveis de expertiseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165911.pdf.txt001165911.pdf.txtExtracted Texttext/plain74246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257528/2/001165911.pdf.txt4bc8c182d6925e52efd73d50bc97cd1dMD52ORIGINAL001165911.pdfTexto completo (inglês)application/pdf666133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257528/1/001165911.pdf64ebf9da94725b7d96c661a8a5a9a42aMD5110183/2575282023-05-10 03:27:45.427696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-10T06:27:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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