Psycho-sensorial categories : actions and behaviors of piano practice at different levels of expertise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Michele Rosita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257528
Resumo: Na literatura, a prática instrumental relacionada aos níveis elementares de expertise tende a ser subestimada quando comparada à prática de músicos profissionais. O objetivo da presente pesquisa foi categorizar ações e comportamentos inerentes à prática pianística de pianistas em diferentes níveis de expertise. Numa abordagem de estudo de caso, orientada por princípios fenomenológicos, quatro participantes foram selecionados de acordo com suas potenciais representatividades de níveis distintos de expertise, instrução formal ao piano recebida e tempo de prática acumulada. Foi solicitado aos participantes que gravassem uma sessão de prática de duas peças de seus repertórios atuais. Os participantes foram instruídos a selecionar uma peça que eles considerassem mais desafiadora (peça 1) e outra que eles considerassem menos desafiadora (peça 2). Entrevistas semiestruturadas forneceram informações sobre as estratégias utilizadas pelos participantes. Nove categorias foram propostas como tipologias das ações e comportamentos da prática pianística no âmbito da tradição da música de concerto ocidental, a saber: testar, repetir, isolar, alternar, explorar, ajustar, parar, dispersão e lapso. Tais categorias mostraram-se comuns para todos os participantes, aqui exemplificadas na prática de quatro participantes (extensão universitária, graduação, pós-graduação, e pianista profissional), evidenciando nuances de deliberação como: procedimentos para abordar e aprimorar o repertório (e a eficácia destes), o esforço para manter-se engajado na tarefa, bem como alguns limites da atenção para praticar.
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