Os números decimais e sua utilidade no cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31589 |
Resumo: | Este trabalho caracteriza-se pelo relato, análise e contextualização teórica de uma experiência pedagógica vivenciada por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A proposta de ensino que desencadeou tal experiência foi organizada de acordo com o modelo de Engenharia Didática e teve como objetivo principal a investigação das dificuldades apresentadas por esses alunos, ao relacionarem as atividades realizadas no ambiente escolar, envolvendo números decimais, com situações do cotidiano, nas quais esses números costumam ser empregados. Na fase de elaboração da proposta foram analisados alguns livros didáticos, em termos da abordagem do conteúdo números decimais, e algumas teses, tendo em vista a definição desse conteúdo e as aplicações do mesmo em situações vivenciadas pelos alunos. Nessa fase, também foram aplicados questionários com a turma, que forneceram dados sobre o que os alunos sabem acerca do conteúdo em estudo. Tais informações foram fundamentais na elaboração de um plano de ensino diferenciado e voltado, primeiramente, a sanar as dúvidas expostas pelos alunos. Para aplicação da proposta, foram utilizados vários recursos didáticos, entre eles, jornais e revistas para recortes; vídeo sensibilizador para introduzir o conteúdo; frutas e verduras para montagem de uma feira na sala de aula, com a finalidade de reproduzir situações reais do cotidiano que envolvesse o conteúdo de números decimais; e software, como recurso digital, utilizado para auxiliar na aprendizagem. A utilização em sala de aula de situações próximas do cotidiano, como a realização da feira, aproximou os alunos da realidade onde as operações com números decimais são mais evidenciadas. As atividades realizadas no laboratório de informática mostraram que os recursos tecnológicos, cada vez mais modernos e atrativos aos alunos, podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica. Além disso, as várias situações vivenciadas durante este processo indicaram que resultados positivos acontecem com mais facilidade quando os alunos são envolvidos na construção e elaboração de um conceito. |
id |
UFRGS-2_06f9567e9163f28bdf861f0ed6246322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31589 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Iachinski, EdersonCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/31589000782635Este trabalho caracteriza-se pelo relato, análise e contextualização teórica de uma experiência pedagógica vivenciada por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A proposta de ensino que desencadeou tal experiência foi organizada de acordo com o modelo de Engenharia Didática e teve como objetivo principal a investigação das dificuldades apresentadas por esses alunos, ao relacionarem as atividades realizadas no ambiente escolar, envolvendo números decimais, com situações do cotidiano, nas quais esses números costumam ser empregados. Na fase de elaboração da proposta foram analisados alguns livros didáticos, em termos da abordagem do conteúdo números decimais, e algumas teses, tendo em vista a definição desse conteúdo e as aplicações do mesmo em situações vivenciadas pelos alunos. Nessa fase, também foram aplicados questionários com a turma, que forneceram dados sobre o que os alunos sabem acerca do conteúdo em estudo. Tais informações foram fundamentais na elaboração de um plano de ensino diferenciado e voltado, primeiramente, a sanar as dúvidas expostas pelos alunos. Para aplicação da proposta, foram utilizados vários recursos didáticos, entre eles, jornais e revistas para recortes; vídeo sensibilizador para introduzir o conteúdo; frutas e verduras para montagem de uma feira na sala de aula, com a finalidade de reproduzir situações reais do cotidiano que envolvesse o conteúdo de números decimais; e software, como recurso digital, utilizado para auxiliar na aprendizagem. A utilização em sala de aula de situações próximas do cotidiano, como a realização da feira, aproximou os alunos da realidade onde as operações com números decimais são mais evidenciadas. As atividades realizadas no laboratório de informática mostraram que os recursos tecnológicos, cada vez mais modernos e atrativos aos alunos, podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica. Além disso, as várias situações vivenciadas durante este processo indicaram que resultados positivos acontecem com mais facilidade quando os alunos são envolvidos na construção e elaboração de um conceito.application/pdfporNúmeros decimaisMatemática : Ensino : AprendizagemMatemática no cotidianoProfessor : Formação : MatemáticaOs números decimais e sua utilidade no cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782635.pdf000782635.pdfTexto completoapplication/pdf4769870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/1/000782635.pdff89abf1423221960b2172c1da3dfd8e9MD51TEXT000782635.pdf.txt000782635.pdf.txtExtracted Texttext/plain91280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/2/000782635.pdf.txt8f5dfe6147f368948e828c34c836f8b8MD52THUMBNAIL000782635.pdf.jpg000782635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/3/000782635.pdf.jpg5673c4423f1ead33d673fb386d4eb2ddMD5310183/315892018-10-22 09:15:08.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
title |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
spellingShingle |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano Iachinski, Ederson Números decimais Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática no cotidiano Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
title_full |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
title_fullStr |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
title_full_unstemmed |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
title_sort |
Os números decimais e sua utilidade no cotidiano |
author |
Iachinski, Ederson |
author_facet |
Iachinski, Ederson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iachinski, Ederson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números decimais Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática no cotidiano Professor : Formação : Matemática |
topic |
Números decimais Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática no cotidiano Professor : Formação : Matemática |
description |
Este trabalho caracteriza-se pelo relato, análise e contextualização teórica de uma experiência pedagógica vivenciada por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A proposta de ensino que desencadeou tal experiência foi organizada de acordo com o modelo de Engenharia Didática e teve como objetivo principal a investigação das dificuldades apresentadas por esses alunos, ao relacionarem as atividades realizadas no ambiente escolar, envolvendo números decimais, com situações do cotidiano, nas quais esses números costumam ser empregados. Na fase de elaboração da proposta foram analisados alguns livros didáticos, em termos da abordagem do conteúdo números decimais, e algumas teses, tendo em vista a definição desse conteúdo e as aplicações do mesmo em situações vivenciadas pelos alunos. Nessa fase, também foram aplicados questionários com a turma, que forneceram dados sobre o que os alunos sabem acerca do conteúdo em estudo. Tais informações foram fundamentais na elaboração de um plano de ensino diferenciado e voltado, primeiramente, a sanar as dúvidas expostas pelos alunos. Para aplicação da proposta, foram utilizados vários recursos didáticos, entre eles, jornais e revistas para recortes; vídeo sensibilizador para introduzir o conteúdo; frutas e verduras para montagem de uma feira na sala de aula, com a finalidade de reproduzir situações reais do cotidiano que envolvesse o conteúdo de números decimais; e software, como recurso digital, utilizado para auxiliar na aprendizagem. A utilização em sala de aula de situações próximas do cotidiano, como a realização da feira, aproximou os alunos da realidade onde as operações com números decimais são mais evidenciadas. As atividades realizadas no laboratório de informática mostraram que os recursos tecnológicos, cada vez mais modernos e atrativos aos alunos, podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica. Além disso, as várias situações vivenciadas durante este processo indicaram que resultados positivos acontecem com mais facilidade quando os alunos são envolvidos na construção e elaboração de um conceito. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31589 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31589 |
identifier_str_mv |
000782635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/1/000782635.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/2/000782635.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31589/3/000782635.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f89abf1423221960b2172c1da3dfd8e9 8f5dfe6147f368948e828c34c836f8b8 5673c4423f1ead33d673fb386d4eb2dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412998926336 |