ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais. |
id |
UFPA-6_b41ff14ad0826cdbe76a4525249b454b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/313 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAISHistória do ensino da matemáticaEpistemologia e históriaNúmeros decimaisNeste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313/313Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Jucá, Rosineide deFranco de Sá, Pedro2022-10-15T14:06:19Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/313Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:06:19Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
title |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
spellingShingle |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS Sousa Jucá, Rosineide de História do ensino da matemática Epistemologia e história Números decimais |
title_short |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
title_full |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
title_fullStr |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
title_sort |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS |
author |
Sousa Jucá, Rosineide de |
author_facet |
Sousa Jucá, Rosineide de Franco de Sá, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Franco de Sá, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Jucá, Rosineide de Franco de Sá, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do ensino da matemática Epistemologia e história Números decimais |
topic |
História do ensino da matemática Epistemologia e história Números decimais |
description |
Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 18 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004108464128 |