ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Jucá, Rosineide de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Franco de Sá, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313
Resumo: Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.
id UFPA-6_b41ff14ad0826cdbe76a4525249b454b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/313
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAISHistória do ensino da matemáticaEpistemologia e históriaNúmeros decimaisNeste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313/313Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Jucá, Rosineide deFranco de Sá, Pedro2022-10-15T14:06:19Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/313Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:06:19Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
title ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
spellingShingle ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
Sousa Jucá, Rosineide de
História do ensino da matemática
Epistemologia e história
Números decimais
title_short ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
title_full ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
title_fullStr ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
title_full_unstemmed ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
title_sort ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS
author Sousa Jucá, Rosineide de
author_facet Sousa Jucá, Rosineide de
Franco de Sá, Pedro
author_role author
author2 Franco de Sá, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Jucá, Rosineide de
Franco de Sá, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv História do ensino da matemática
Epistemologia e história
Números decimais
topic História do ensino da matemática
Epistemologia e história
Números decimais
description Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004108464128