O último dos contistas menores : a repetição na literatura de Dalton Trevisan como metacrítica da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonino, Gabriel Pio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177689
Resumo: O presente trabalho trata da relação da literatura de Dalton Trevisan com os meios de comunicação de massa. Acreditamos que é possível demonstrar o funcionamento de uma Máquina Metacrítica Dalton Trevisan, na qual há transformação na matéria linguagem por uma repetição fraca, que é inserida na máquina e trabalhada até se transformar em uma repetição forte. Para isso, empreendemos revisões bibliográficas na obra de Berta Waldman (2014), a fim encontrar relações entre a literatura do escritor curitibano e os códigos midiáticos. Buscamos, em Roland Barthes (2007) e Gilles Deleuze (2003), conceitos que ajudaram a montar as bases dessa intersecção, que se pretende no atual trabalho, entre o campo da literatura e o da comunicação. Para compreendermos melhor o funcionamento da máquina, visitamos o conceito de plurilinguismo e monolinguismo, do filósofo italiano Maurizio Lazzarato (2006), bem como o de conversa, desenvolvido por Gilles Deleuze (1998). Por último, demonstramos de forma analítica como opera a Máquina Metacrítica Dalton Trevisan, utilizando, como corpus, três obras de Dalton Trevisan, nas quais foram mapeadas três séries de repetições. Acreditamos que sua operacionalização trabalha com o input da linguagem dos meios de comunicação de massa e output de uma metacrítica da comunicação.
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