(Novo) ensino médio e movimentos de contraconduta na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weinheimer, Gicele
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252720
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma investigação realizada com o propósito de examinar possíveis ações de contraconduta vinculadas aos movimentos neoliberais que se fazem presentes em uma escola pública, mobilizadas pela emergência do Programa Novo Ensino Médio (PNEM) e por atividades pedagógicas. O material analisado é composto por questionários e registros de um Diário de Campo. As bases teóricas encontram-se no pensamento de Michel Foucault. O exame mostrou duas regularidades. A primeira refere-se às possibilidades de suspensão das finalidades utilitaristas da escola impostas pelo modelo empresarial. A segunda aborda tentativas de dissolução do narcisismo no ambiente escolar, pautados em contracondutas neoliberais. O estudo mostra que as marcas utilitaristas e narcisistas, engendradas pela racionalidade neoliberal, podem ser temporariamente suspensas, liberando a escola e os discentes para uma experimentação coletiva capaz de colocar a todos em situação de igualdade
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