Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172448 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos. |
id |
UFRGS-2_07440bea65c6fd653fc37044c720dbc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172448 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gildo Joaquim Carvalho dosSantos, Vera Lucia Bertoni dosMolina, William Fernandes2018-02-07T02:40:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/172448001059242Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos.application/pdfporPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)DocênciaTeatroEncenaçãoEducação básicaCriação cênicaOficina de teatroQuando é que nós vamos fazer teatro, professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059242.pdf001059242.pdfTexto completoapplication/pdf2721858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/1/001059242.pdf1cf54feb981bad409cdce02d5a5844e7MD51TEXT001059242.pdf.txt001059242.pdf.txtExtracted Texttext/plain82650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/2/001059242.pdf.txtcb7f10b4fafb4fb152c5daa86d9b5e17MD52THUMBNAIL001059242.pdf.jpg001059242.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/3/001059242.pdf.jpgb3ada023350a6b19ad7a3c01d3192b62MD5310183/1724482018-10-25 10:07:41.891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172448Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:07:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
title |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
spellingShingle |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Docência Teatro Encenação Educação básica Criação cênica Oficina de teatro |
title_short |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
title_full |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
title_fullStr |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
title_full_unstemmed |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
title_sort |
Quando é que nós vamos fazer teatro, professor? |
author |
Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos |
author_facet |
Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Molina, William Fernandes |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos Molina, William Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Docência Teatro Encenação Educação básica Criação cênica Oficina de teatro |
topic |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Docência Teatro Encenação Educação básica Criação cênica Oficina de teatro |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-07T02:40:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172448 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059242 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172448 |
identifier_str_mv |
001059242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/1/001059242.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/2/001059242.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/3/001059242.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1cf54feb981bad409cdce02d5a5844e7 cb7f10b4fafb4fb152c5daa86d9b5e17 b3ada023350a6b19ad7a3c01d3192b62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447209001353216 |