Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172448
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos.
id UFRGS-2_07440bea65c6fd653fc37044c720dbc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172448
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gildo Joaquim Carvalho dosSantos, Vera Lucia Bertoni dosMolina, William Fernandes2018-02-07T02:40:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/172448001059242Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos.application/pdfporPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)DocênciaTeatroEncenaçãoEducação básicaCriação cênicaOficina de teatroQuando é que nós vamos fazer teatro, professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059242.pdf001059242.pdfTexto completoapplication/pdf2721858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/1/001059242.pdf1cf54feb981bad409cdce02d5a5844e7MD51TEXT001059242.pdf.txt001059242.pdf.txtExtracted Texttext/plain82650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/2/001059242.pdf.txtcb7f10b4fafb4fb152c5daa86d9b5e17MD52THUMBNAIL001059242.pdf.jpg001059242.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/3/001059242.pdf.jpgb3ada023350a6b19ad7a3c01d3192b62MD5310183/1724482018-10-25 10:07:41.891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172448Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:07:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
title Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
spellingShingle Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Docência
Teatro
Encenação
Educação básica
Criação cênica
Oficina de teatro
title_short Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
title_full Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
title_fullStr Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
title_full_unstemmed Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
title_sort Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?
author Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos
author_facet Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gildo Joaquim Carvalho dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Molina, William Fernandes
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Molina, William Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Docência
Teatro
Encenação
Educação básica
Criação cênica
Oficina de teatro
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Docência
Teatro
Encenação
Educação básica
Criação cênica
Oficina de teatro
description Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um relato e de uma reflexão acerca do desenvolvimento de um projeto pedagógico de encenação realizado em uma oficina de teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRGS), com uma turma de alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto, Porto Alegre/RS. O intuito foi analisar a experimentação de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas junto a grupos de jovens em escolas, a fim de confrontar a pergunta que intitula este trabalho: “Quando é que nós vamos fazer teatro, professor?” O objetivo deste estudo foi possibilitar que os alunos aprendessem sobre teatro através da vivência em processos básicos que envolvem uma montagem teatral, e também proporcionar a eles a experiência de apresentarem o resultado de sua criação cênica para públicos diversos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-07T02:40:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172448
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059242
url http://hdl.handle.net/10183/172448
identifier_str_mv 001059242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/1/001059242.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/2/001059242.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172448/3/001059242.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cf54feb981bad409cdce02d5a5844e7
cb7f10b4fafb4fb152c5daa86d9b5e17
b3ada023350a6b19ad7a3c01d3192b62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447209001353216