Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140202
Resumo: Muitas pesquisas contemporâneas têm apontado os problemas dos Cursos de Licenciatura em Química, principalmente aqueles ocasionados pelo desequilíbrio na articulação entre os componentes teóricos e os componentes práticos das estruturas curriculares dos cursos. Neste trabalho, realizamos um movimento exploratório de pesquisa sobre os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2011, centrado na análise documental, que buscou caracterizar o perfil geral dos Cursos de Licenciatura em Química no Rio Grande do Sul. As evidências mostraram que os estudantes são majoritariamente oriundos de escolas públicas, tendo renda familiar de até 3 salários mínimos. Os extratos analíticos também revelaram que, apesar de a maior parte dos cursos ter obtido conceitos satisfatórios no exame, houve críticas dos estudantes dirigidas à falta de integração entre as disciplinas presentes nas estruturas curriculares e à fragilidade da preparação profissional, decorrente dessa característica.
id UFRGS-2_07559e5d1809699008f2aeda128f6152
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-05-04T02:08:02Z20152238-8079http://hdl.handle.net/10183/140202000982833Muitas pesquisas contemporâneas têm apontado os problemas dos Cursos de Licenciatura em Química, principalmente aqueles ocasionados pelo desequilíbrio na articulação entre os componentes teóricos e os componentes práticos das estruturas curriculares dos cursos. Neste trabalho, realizamos um movimento exploratório de pesquisa sobre os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2011, centrado na análise documental, que buscou caracterizar o perfil geral dos Cursos de Licenciatura em Química no Rio Grande do Sul. As evidências mostraram que os estudantes são majoritariamente oriundos de escolas públicas, tendo renda familiar de até 3 salários mínimos. Os extratos analíticos também revelaram que, apesar de a maior parte dos cursos ter obtido conceitos satisfatórios no exame, houve críticas dos estudantes dirigidas à falta de integração entre as disciplinas presentes nas estruturas curriculares e à fragilidade da preparação profissional, decorrente dessa característica.Many contemporary researches have pointed to the problems tied to Chemistry Teacher Training Programs, particularly those caused by the imbalance in the relationship between the theoretical and practical components in their curriculum framework. In this paper, we propose exploratory research on data from the National Survey of Student Performance 2011, focused on documentary analysis, which aimed to characterize the general profile of the Chemistry Teacher Training Programs in Rio Grande do Sul, Brazil. Results showed that students are mostly from public schools, with family income up to 3 minimum wages. Analytic extracts also revealed that although most of the programs have obtained satisfactory scores in that exam, there was criticism directed by students to the lack of integration between disciplines presented in the curriculum frameworks and the weakness of professional preparation which arises from this feature.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 18 p.CurrículoFormação de professoresCurso de QuímicaLicenciaturaExame Nacional de Desempenho dos EstudantesTeacher trainingENADECurriculumChemistry educationReflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011Reflections on the chemistry teacher training programs in Rio Grande do Sul : the elements of enade 2011info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982833.pdf000982833.pdfTexto completoapplication/pdf647379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/1/000982833.pdf561987d6e1445f71687082f69f0b128aMD51TEXT000982833.pdf.txt000982833.pdf.txtExtracted Texttext/plain37486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/2/000982833.pdf.txt1c323a0227dd199ca13aaea25f9a0bdaMD52THUMBNAIL000982833.pdf.jpg000982833.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/3/000982833.pdf.jpga045f0c298b6e29a0d89a6f87541be24MD5310183/1402022019-10-02 03:43:27.021772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflections on the chemistry teacher training programs in Rio Grande do Sul : the elements of enade 2011
title Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
spellingShingle Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
Fonseca, Carlos Ventura
Currículo
Formação de professores
Curso de Química
Licenciatura
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Teacher training
ENADE
Curriculum
Chemistry education
title_short Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
title_full Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
title_fullStr Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
title_full_unstemmed Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
title_sort Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de professores
Curso de Química
Licenciatura
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
topic Currículo
Formação de professores
Curso de Química
Licenciatura
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Teacher training
ENADE
Curriculum
Chemistry education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
ENADE
Curriculum
Chemistry education
description Muitas pesquisas contemporâneas têm apontado os problemas dos Cursos de Licenciatura em Química, principalmente aqueles ocasionados pelo desequilíbrio na articulação entre os componentes teóricos e os componentes práticos das estruturas curriculares dos cursos. Neste trabalho, realizamos um movimento exploratório de pesquisa sobre os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2011, centrado na análise documental, que buscou caracterizar o perfil geral dos Cursos de Licenciatura em Química no Rio Grande do Sul. As evidências mostraram que os estudantes são majoritariamente oriundos de escolas públicas, tendo renda familiar de até 3 salários mínimos. Os extratos analíticos também revelaram que, apesar de a maior parte dos cursos ter obtido conceitos satisfatórios no exame, houve críticas dos estudantes dirigidas à falta de integração entre as disciplinas presentes nas estruturas curriculares e à fragilidade da preparação profissional, decorrente dessa característica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:08:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982833
identifier_str_mv 2238-8079
000982833
url http://hdl.handle.net/10183/140202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 18 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/1/000982833.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/2/000982833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140202/3/000982833.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 561987d6e1445f71687082f69f0b128a
1c323a0227dd199ca13aaea25f9a0bda
a045f0c298b6e29a0d89a6f87541be24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897317306368