Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pino, Jose Claudio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83621
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.
id UFRGS-2_077571beb4ba496d3838993bfa7fccca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Del Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:27Z20121517-4492http://hdl.handle.net/10183/83621000903374Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at Chemistry Teaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulate General Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogical performance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry out this study we counted with the participation of a group of university professors. In this work we highlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistry knowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account that those features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in the students’ learning experience achieved by the professors when employing such features.application/pdfporActa Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114CurrículoQuímicaGeneral chemistryUniversity professors’ perceptionsHigh educationChemistry syllabusChemistry learningUm estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geralA study on general chemistry syllabus design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903374.pdf000903374.pdfTexto completoapplication/pdf457898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/1/000903374.pdf833e8620ff583684dff62501e33e85c1MD51TEXT000903374.pdf.txt000903374.pdf.txtExtracted Texttext/plain68559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/2/000903374.pdf.txt6378de8748794e442206fa326e2b78acMD52THUMBNAIL000903374.pdf.jpg000903374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/3/000903374.pdf.jpg9263d3ab85918689683dbdfa7e8fd9ccMD5310183/836212018-10-09 08:38:15.695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83621Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T11:38:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study on general chemistry syllabus design
title Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
spellingShingle Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
Del Pino, Jose Claudio
Currículo
Química
General chemistry
University professors’ perceptions
High education
Chemistry syllabus
Chemistry learning
title_short Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
title_full Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
title_fullStr Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
title_full_unstemmed Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
title_sort Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
author Del Pino, Jose Claudio
author_facet Del Pino, Jose Claudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Química
topic Currículo
Química
General chemistry
University professors’ perceptions
High education
Chemistry syllabus
Chemistry learning
dc.subject.eng.fl_str_mv General chemistry
University professors’ perceptions
High education
Chemistry syllabus
Chemistry learning
description Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-12T01:50:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83621
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-4492
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903374
identifier_str_mv 1517-4492
000903374
url http://hdl.handle.net/10183/83621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/1/000903374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/2/000903374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/3/000903374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 833e8620ff583684dff62501e33e85c1
6378de8748794e442206fa326e2b78ac
9263d3ab85918689683dbdfa7e8fd9cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724900076421120