Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83621 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_077571beb4ba496d3838993bfa7fccca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83621 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Del Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:27Z20121517-4492http://hdl.handle.net/10183/83621000903374Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at Chemistry Teaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulate General Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogical performance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry out this study we counted with the participation of a group of university professors. In this work we highlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistry knowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account that those features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in the students’ learning experience achieved by the professors when employing such features.application/pdfporActa Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114CurrículoQuímicaGeneral chemistryUniversity professors’ perceptionsHigh educationChemistry syllabusChemistry learningUm estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geralA study on general chemistry syllabus design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903374.pdf000903374.pdfTexto completoapplication/pdf457898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/1/000903374.pdf833e8620ff583684dff62501e33e85c1MD51TEXT000903374.pdf.txt000903374.pdf.txtExtracted Texttext/plain68559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/2/000903374.pdf.txt6378de8748794e442206fa326e2b78acMD52THUMBNAIL000903374.pdf.jpg000903374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/3/000903374.pdf.jpg9263d3ab85918689683dbdfa7e8fd9ccMD5310183/836212018-10-09 08:38:15.695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83621Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T11:38:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A study on general chemistry syllabus design |
title |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
spellingShingle |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral Del Pino, Jose Claudio Currículo Química General chemistry University professors’ perceptions High education Chemistry syllabus Chemistry learning |
title_short |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
title_full |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
title_fullStr |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
title_sort |
Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral |
author |
Del Pino, Jose Claudio |
author_facet |
Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Química |
topic |
Currículo Química General chemistry University professors’ perceptions High education Chemistry syllabus Chemistry learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
General chemistry University professors’ perceptions High education Chemistry syllabus Chemistry learning |
description |
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-12T01:50:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83621 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-4492 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000903374 |
identifier_str_mv |
1517-4492 000903374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Acta Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/1/000903374.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/2/000903374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83621/3/000903374.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
833e8620ff583684dff62501e33e85c1 6378de8748794e442206fa326e2b78ac 9263d3ab85918689683dbdfa7e8fd9cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724900076421120 |