Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263142 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica |
id |
UFRGS-2_07ceb8f78ffaba017de8dc62ad3c0150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263142 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Cleiton Leandro ZimmermannFonseca, Carlos Ventura2023-08-03T03:34:26Z20232238-8079http://hdl.handle.net/10183/263142001173345O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação BásicaThe purpose of this article is to investigate information from the life, profession and training histories of university professors in the Teaching of Natural Sciences area, working at the Faculty of Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul. This is a qualitative documentary research, whose applied methodology was based on the use of two sources: autobiographical narratives, derived from interviews publicly available on the digital portal of the aforementioned university; of the subjects' Lattes curriculum. From this, content analysis was used to interpret the collected data. The results indicate that several elements are present in the construction of the trajectory of each teacher, namely: the experiences lived in basic education, the role of the family, teachers who were a reference, carrying out social work, the search for a change of profession, the experiences lived in graduation and even circumstantial choices. It was found that: the academic education of university professors were compatible with the held positions; the type of involvement with work was heterogeneous among the subjects, varying between teaching, research and extension activities. The results found make it possible to identify important contributions from the use of autobiographical narratives in research in Education, with a view to deepening understandings about the training paths of professionals who work as teacher trainers for Basic Education.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 1 (2023), p. 1-20AutobiografiaHistória de vidaNarrativaAutobiographical narrativesLife storiesTeacher educationDocumentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educaçãoAutobiographic documents and teaching in natural sciences : investigating professors in a college of educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173345.pdf.txt001173345.pdf.txtExtracted Texttext/plain69264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/2/001173345.pdf.txtea8d9ba6be247f8c2aa277b0e5e7c26eMD52ORIGINAL001173345.pdfTexto completoapplication/pdf332510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/1/001173345.pdf0095ee3ffdeb397e4d52d66e955e5585MD5110183/2631422023-08-04 03:33:53.936207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Autobiographic documents and teaching in natural sciences : investigating professors in a college of education |
title |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
spellingShingle |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann Autobiografia História de vida Narrativa Autobiographical narratives Life stories Teacher education |
title_short |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
title_full |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
title_fullStr |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
title_full_unstemmed |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
title_sort |
Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação |
author |
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann |
author_facet |
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann Fonseca, Carlos Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Carlos Ventura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia História de vida Narrativa |
topic |
Autobiografia História de vida Narrativa Autobiographical narratives Life stories Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autobiographical narratives Life stories Teacher education |
description |
O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:34:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263142 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173345 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001173345 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 1 (2023), p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/2/001173345.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/1/001173345.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea8d9ba6be247f8c2aa277b0e5e7c26e 0095ee3ffdeb397e4d52d66e955e5585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834946699264 |