Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263142
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica
id UFRGS-2_07ceb8f78ffaba017de8dc62ad3c0150
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263142
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Cleiton Leandro ZimmermannFonseca, Carlos Ventura2023-08-03T03:34:26Z20232238-8079http://hdl.handle.net/10183/263142001173345O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação BásicaThe purpose of this article is to investigate information from the life, profession and training histories of university professors in the Teaching of Natural Sciences area, working at the Faculty of Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul. This is a qualitative documentary research, whose applied methodology was based on the use of two sources: autobiographical narratives, derived from interviews publicly available on the digital portal of the aforementioned university; of the subjects' Lattes curriculum. From this, content analysis was used to interpret the collected data. The results indicate that several elements are present in the construction of the trajectory of each teacher, namely: the experiences lived in basic education, the role of the family, teachers who were a reference, carrying out social work, the search for a change of profession, the experiences lived in graduation and even circumstantial choices. It was found that: the academic education of university professors were compatible with the held positions; the type of involvement with work was heterogeneous among the subjects, varying between teaching, research and extension activities. The results found make it possible to identify important contributions from the use of autobiographical narratives in research in Education, with a view to deepening understandings about the training paths of professionals who work as teacher trainers for Basic Education.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 1 (2023), p. 1-20AutobiografiaHistória de vidaNarrativaAutobiographical narrativesLife storiesTeacher educationDocumentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educaçãoAutobiographic documents and teaching in natural sciences : investigating professors in a college of educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173345.pdf.txt001173345.pdf.txtExtracted Texttext/plain69264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/2/001173345.pdf.txtea8d9ba6be247f8c2aa277b0e5e7c26eMD52ORIGINAL001173345.pdfTexto completoapplication/pdf332510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/1/001173345.pdf0095ee3ffdeb397e4d52d66e955e5585MD5110183/2631422023-08-04 03:33:53.936207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Autobiographic documents and teaching in natural sciences : investigating professors in a college of education
title Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
spellingShingle Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
Autobiografia
História de vida
Narrativa
Autobiographical narratives
Life stories
Teacher education
title_short Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
title_full Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
title_fullStr Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
title_full_unstemmed Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
title_sort Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
author Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
author_facet Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
author2 Fonseca, Carlos Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
História de vida
Narrativa
topic Autobiografia
História de vida
Narrativa
Autobiographical narratives
Life stories
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Autobiographical narratives
Life stories
Teacher education
description O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:34:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263142
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173345
identifier_str_mv 2238-8079
001173345
url http://hdl.handle.net/10183/263142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 1 (2023), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/2/001173345.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263142/1/001173345.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea8d9ba6be247f8c2aa277b0e5e7c26e
0095ee3ffdeb397e4d52d66e955e5585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094969688064