Avaliação institucional participativa e a universidade socialmente empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225499
Resumo: Este artigo discute a questão dos processos de redesenho das universidades após reformas e avaliações dos anos 1990 e o advento da Universidade Liberal Híbrida e da Universidade Global, ambos modelos concernentes ao pensamento hegemônico global. Ao constatar a presença destes novos desenhos de universidade, levanto dúvidas sobre a compreensão que temos sobre a força do pensamento hegemônico, dominante; sobre o aprisionamento de sentidos, um modo também único de ver as reformas da universidade que obscurece ou descredencia desenhos alternativos, inclusive de avaliação. Discuto esta possibilidade com uma incursão breve sobre as idéias de B. Santos, Laclau e Mouffe, dentre outros autores. Com base em casos estudados, proponho as condições para uma Avaliação Institucional Participativa (AIP) que funcione como um campo de projetos de democracia forte para a construção de uma Universidade Socialmente Empreendedora.
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