O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tana Ourique de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141406
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar a contribuição do registro da prática de sala de aula em ferramentas da web 2.0, como os blogs, especialmente para as turmas de berçários e também outras da educação infantil. Além disso, verificar os benefícios da troca de experiências com outros profissionais para a qualificação do trabalho com Berçários, constatar os benefícios que a criação do blog trouxe para o reconhecimento da EMEI Raio de Sol e para o trabalho realizado nela e examinar como esta experiência de registro em web 2.0 contribui para a qualificação dos profissionais de outras turmas da escola. Além de priorizar o estudo teórico, este trabalho se propôs a, efetivamente, analisar o uso da ferramenta tecnológica blog como recurso pedagógico na educação infantil. Esses propósitos foram considerados concretizados, tendo em vista os resultados apresentados na pesquisa com professoras de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, de Esteio, e pelo interesse delas em conhecer ou continuar utilizando essa ferramenta como forma de registro de sua prática após o término desta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta de dados com aplicação de questionários e análise das respostas. Podendo-se concluir com este estudo que a ferramenta blog, utilizada como recurso pedagógico, seja como registro da prática cotidiana ou como socialização de saberes e troca de experiências, só qualifica o trabalho com a Educação Infantil, possibilitando ao professor refletir sobre suas ações, seu trabalho e repensar o planejamento em prol da aprendizagem e dos interesses dos alunos atendidos.
id UFRGS-2_08122834ad15767a2447a9bf67aa2faa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Tana Ourique deZavaski, Ediana2016-05-20T02:10:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/141406000990230A presente pesquisa objetiva identificar a contribuição do registro da prática de sala de aula em ferramentas da web 2.0, como os blogs, especialmente para as turmas de berçários e também outras da educação infantil. Além disso, verificar os benefícios da troca de experiências com outros profissionais para a qualificação do trabalho com Berçários, constatar os benefícios que a criação do blog trouxe para o reconhecimento da EMEI Raio de Sol e para o trabalho realizado nela e examinar como esta experiência de registro em web 2.0 contribui para a qualificação dos profissionais de outras turmas da escola. Além de priorizar o estudo teórico, este trabalho se propôs a, efetivamente, analisar o uso da ferramenta tecnológica blog como recurso pedagógico na educação infantil. Esses propósitos foram considerados concretizados, tendo em vista os resultados apresentados na pesquisa com professoras de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, de Esteio, e pelo interesse delas em conhecer ou continuar utilizando essa ferramenta como forma de registro de sua prática após o término desta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta de dados com aplicação de questionários e análise das respostas. Podendo-se concluir com este estudo que a ferramenta blog, utilizada como recurso pedagógico, seja como registro da prática cotidiana ou como socialização de saberes e troca de experiências, só qualifica o trabalho com a Educação Infantil, possibilitando ao professor refletir sobre suas ações, seu trabalho e repensar o planejamento em prol da aprendizagem e dos interesses dos alunos atendidos.This research to intend identifies the contribution of the register of the WEB 2.0, like blogs, in the classroom practice, mainly in baby class or other classes in child education. Moreover, this research verifies the profits from experience changes of the professionals to qualify the baby class work. Besides, it establishes the recognition of EMEI Raio de Sol after blogs using. Finally, this work examines how the experience in WEB 2.0 register contributes to qualification of other professionals in the school. It prioritizes the theoretical study and analyses blogs using as a pedagogical resource in child education. These purposes are considered realized after results presented in research from questionnaires applied in child education teachers of Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, in Esteio. It shows teacher interests in know and use blogs as a register of their practice. This research was developed from data collecting from questionnaires after their answers analysis. Finally, it concludes that blog, using as a pedagogical resource, everyday at school or in experience changes, qualifies the child education work. It makes possible teachers think better their work actions besides reflecting planning about students’ interests and their learning.application/pdfporBlogEducação infantilProfessorBlogRegistersChild educationO uso do blog como recurso pedagógico na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990230.pdf000990230.pdfTexto completoapplication/pdf539384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/1/000990230.pdf915e6cba430eecd5ac27a1f91f296b76MD51TEXT000990230.pdf.txt000990230.pdf.txtExtracted Texttext/plain87864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/2/000990230.pdf.txt4321c0dccc2439aee1397b400360a94aMD52THUMBNAIL000990230.pdf.jpg000990230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/3/000990230.pdf.jpge1c87f8890ef0ff088e95eda279baf0dMD5310183/1414062018-10-25 10:04:01.906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
title O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
spellingShingle O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
Oliveira, Tana Ourique de
Blog
Educação infantil
Professor
Blog
Registers
Child education
title_short O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
title_full O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
title_fullStr O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
title_full_unstemmed O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
title_sort O uso do blog como recurso pedagógico na educação infantil
author Oliveira, Tana Ourique de
author_facet Oliveira, Tana Ourique de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tana Ourique de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zavaski, Ediana
contributor_str_mv Zavaski, Ediana
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Educação infantil
Professor
topic Blog
Educação infantil
Professor
Blog
Registers
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv Blog
Registers
Child education
description A presente pesquisa objetiva identificar a contribuição do registro da prática de sala de aula em ferramentas da web 2.0, como os blogs, especialmente para as turmas de berçários e também outras da educação infantil. Além disso, verificar os benefícios da troca de experiências com outros profissionais para a qualificação do trabalho com Berçários, constatar os benefícios que a criação do blog trouxe para o reconhecimento da EMEI Raio de Sol e para o trabalho realizado nela e examinar como esta experiência de registro em web 2.0 contribui para a qualificação dos profissionais de outras turmas da escola. Além de priorizar o estudo teórico, este trabalho se propôs a, efetivamente, analisar o uso da ferramenta tecnológica blog como recurso pedagógico na educação infantil. Esses propósitos foram considerados concretizados, tendo em vista os resultados apresentados na pesquisa com professoras de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, de Esteio, e pelo interesse delas em conhecer ou continuar utilizando essa ferramenta como forma de registro de sua prática após o término desta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta de dados com aplicação de questionários e análise das respostas. Podendo-se concluir com este estudo que a ferramenta blog, utilizada como recurso pedagógico, seja como registro da prática cotidiana ou como socialização de saberes e troca de experiências, só qualifica o trabalho com a Educação Infantil, possibilitando ao professor refletir sobre suas ações, seu trabalho e repensar o planejamento em prol da aprendizagem e dos interesses dos alunos atendidos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990230
url http://hdl.handle.net/10183/141406
identifier_str_mv 000990230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/1/000990230.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/2/000990230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141406/3/000990230.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 915e6cba430eecd5ac27a1f91f296b76
4321c0dccc2439aee1397b400360a94a
e1c87f8890ef0ff088e95eda279baf0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789975227432960