Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34277 |
Resumo: | Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema. |
id |
UFRGS-2_c6fdf325fa77949bce32a051a8893ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34277 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Italo ModestoEstrázulas, Mônica Baptista PereiraLacerda, Rosália ProcaskoKlafke, T.2011-11-11T01:18:55Z20071679-1916http://hdl.handle.net/10183/34277000684675Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 9 f.BlogBlog : EducaçãoAçaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000684675.pdf000684675.pdfTexto completoapplication/pdf649576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/1/000684675.pdf6d658d2f5b4cd2a05c2eb1930bdde1abMD51TEXT000684675.pdf.txt000684675.pdf.txtExtracted Texttext/plain23902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/2/000684675.pdf.txt7e8a7254860c5519288a110fde7a0135MD52THUMBNAIL000684675.pdf.jpg000684675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/3/000684675.pdf.jpg13c660ed6bad391be31a259e793ab198MD5310183/342772018-10-16 08:15:06.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34277Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:15:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
title |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
spellingShingle |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores Dutra, Italo Modesto Blog Blog : Educação |
title_short |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
title_full |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
title_fullStr |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
title_sort |
Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores |
author |
Dutra, Italo Modesto |
author_facet |
Dutra, Italo Modesto Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Lacerda, Rosália Procasko Klafke, T. |
author_role |
author |
author2 |
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Lacerda, Rosália Procasko Klafke, T. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Italo Modesto Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Lacerda, Rosália Procasko Klafke, T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Blog : Educação |
topic |
Blog Blog : Educação |
description |
Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-11-11T01:18:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/34277 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000684675 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000684675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/34277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 9 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/1/000684675.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/2/000684675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/3/000684675.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d658d2f5b4cd2a05c2eb1930bdde1ab 7e8a7254860c5519288a110fde7a0135 13c660ed6bad391be31a259e793ab198 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447437780713472 |