Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Italo Modesto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Estrázulas, Mônica Baptista Pereira, Lacerda, Rosália Procasko, Klafke, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34277
Resumo: Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema.
id UFRGS-2_c6fdf325fa77949bce32a051a8893ad7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34277
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Italo ModestoEstrázulas, Mônica Baptista PereiraLacerda, Rosália ProcaskoKlafke, T.2011-11-11T01:18:55Z20071679-1916http://hdl.handle.net/10183/34277000684675Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 9 f.BlogBlog : EducaçãoAçaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000684675.pdf000684675.pdfTexto completoapplication/pdf649576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/1/000684675.pdf6d658d2f5b4cd2a05c2eb1930bdde1abMD51TEXT000684675.pdf.txt000684675.pdf.txtExtracted Texttext/plain23902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/2/000684675.pdf.txt7e8a7254860c5519288a110fde7a0135MD52THUMBNAIL000684675.pdf.jpg000684675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/3/000684675.pdf.jpg13c660ed6bad391be31a259e793ab198MD5310183/342772018-10-16 08:15:06.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34277Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:15:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
title Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
spellingShingle Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
Dutra, Italo Modesto
Blog
Blog : Educação
title_short Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
title_full Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
title_fullStr Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
title_full_unstemmed Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
title_sort Açaí blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
author Dutra, Italo Modesto
author_facet Dutra, Italo Modesto
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Lacerda, Rosália Procasko
Klafke, T.
author_role author
author2 Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Lacerda, Rosália Procasko
Klafke, T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Italo Modesto
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Lacerda, Rosália Procasko
Klafke, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Blog : Educação
topic Blog
Blog : Educação
description Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do sistema.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-11T01:18:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34277
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000684675
identifier_str_mv 1679-1916
000684675
url http://hdl.handle.net/10183/34277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 9 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/1/000684675.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/2/000684675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34277/3/000684675.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d658d2f5b4cd2a05c2eb1930bdde1ab
7e8a7254860c5519288a110fde7a0135
13c660ed6bad391be31a259e793ab198
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790178721431552