Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71650 |
Resumo: | O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo artista através do título. A pesquisa deteve-se a analisar o que prevalece em nossa percepção, se a obra ou seu título, e de que modo esta associação acontece diante do espectador. O segundo caminho foi a realização de uma proposição artística prática que auxiliou numa maior proximidade com o objeto de estudo. Esta atividade se consiste de um “telefone sem fio” de imagens em que participaram artistas convidados. A própria autora produz a primeira imagem, que serve como modelo para o participante seguinte, que, além de ter de realizar um trabalho tendo o inicial como modelo, tem ainda de titular a imagem usada como inspiração, e assim sucessivamente. Tais métodos contribuíram, cada um com suas especificidades, para um maior entendimento do objeto de estudo, que teve como referenciais teóricos principais os conceitos de Jorge Larrosa e John Berger acerca do tema. Através deste trabalho, realiza-se uma reflexão acerca deste assunto, concluindo que os títulos são uma maneira encontrada pelo artista para complementar, através de palavras, sua ideia de criação, de modo a facilitar a assimilação da obra pelo público, não servindo apenas como mera descrição do elemento visual representado. |
id |
UFRGS-2_081bc988402b85714316f40a3c18d475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71650 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Giana KummerZordan, Paola2013-05-17T01:43:00Z2013http://hdl.handle.net/10183/71650000879476O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo artista através do título. A pesquisa deteve-se a analisar o que prevalece em nossa percepção, se a obra ou seu título, e de que modo esta associação acontece diante do espectador. O segundo caminho foi a realização de uma proposição artística prática que auxiliou numa maior proximidade com o objeto de estudo. Esta atividade se consiste de um “telefone sem fio” de imagens em que participaram artistas convidados. A própria autora produz a primeira imagem, que serve como modelo para o participante seguinte, que, além de ter de realizar um trabalho tendo o inicial como modelo, tem ainda de titular a imagem usada como inspiração, e assim sucessivamente. Tais métodos contribuíram, cada um com suas especificidades, para um maior entendimento do objeto de estudo, que teve como referenciais teóricos principais os conceitos de Jorge Larrosa e John Berger acerca do tema. Através deste trabalho, realiza-se uma reflexão acerca deste assunto, concluindo que os títulos são uma maneira encontrada pelo artista para complementar, através de palavras, sua ideia de criação, de modo a facilitar a assimilação da obra pelo público, não servindo apenas como mera descrição do elemento visual representado.application/pdfporHistóriaObra de arteArtes visuaisEra uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000879476.pdf.txt000879476.pdf.txtExtracted Texttext/plain76380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/2/000879476.pdf.txt75b033b57889bbfcb656488ee1427087MD52ORIGINAL000879476.pdf000879476.pdfTexto completoapplication/pdf9246342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/1/000879476.pdfc46f181fc14d5a91e518ba8d3d0d5a7aMD51THUMBNAIL000879476.pdf.jpg000879476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/3/000879476.pdf.jpgceb573aa466242177bd6df0fe022e2a8MD5310183/716502018-10-17 07:41:12.449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
title |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
spellingShingle |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte Pinto, Giana Kummer História Obra de arte Artes visuais |
title_short |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
title_full |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
title_fullStr |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
title_full_unstemmed |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
title_sort |
Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte |
author |
Pinto, Giana Kummer |
author_facet |
Pinto, Giana Kummer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Giana Kummer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zordan, Paola |
contributor_str_mv |
Zordan, Paola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Obra de arte Artes visuais |
topic |
História Obra de arte Artes visuais |
description |
O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo artista através do título. A pesquisa deteve-se a analisar o que prevalece em nossa percepção, se a obra ou seu título, e de que modo esta associação acontece diante do espectador. O segundo caminho foi a realização de uma proposição artística prática que auxiliou numa maior proximidade com o objeto de estudo. Esta atividade se consiste de um “telefone sem fio” de imagens em que participaram artistas convidados. A própria autora produz a primeira imagem, que serve como modelo para o participante seguinte, que, além de ter de realizar um trabalho tendo o inicial como modelo, tem ainda de titular a imagem usada como inspiração, e assim sucessivamente. Tais métodos contribuíram, cada um com suas especificidades, para um maior entendimento do objeto de estudo, que teve como referenciais teóricos principais os conceitos de Jorge Larrosa e John Berger acerca do tema. Através deste trabalho, realiza-se uma reflexão acerca deste assunto, concluindo que os títulos são uma maneira encontrada pelo artista para complementar, através de palavras, sua ideia de criação, de modo a facilitar a assimilação da obra pelo público, não servindo apenas como mera descrição do elemento visual representado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-17T01:43:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71650 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71650 |
identifier_str_mv |
000879476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/2/000879476.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/1/000879476.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71650/3/000879476.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75b033b57889bbfcb656488ee1427087 c46f181fc14d5a91e518ba8d3d0d5a7a ceb573aa466242177bd6df0fe022e2a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447106741075968 |