A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sofia Nobre
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1594
Resumo: O presente Relatório de estágio intitulado - Prática de Ensino Supervisionada - A Obra de Arte como recurso Pedagógico - Educação Visual 8º ano - surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro dedica-se a refletir sobre a importância e contribuições da obra de arte, no ensino formal, sobretudo nas disciplinas específicas de artes visuais. Pretende-se, assim, contribuir para elucidar sobre qual a verdadeira função das imagens e obras de arte em sala de aula ou qual o modo mais adequado de usá-las. No fundo parte-se da importância da utilização da imagem como recurso pedagógico e do elencar e fundamentar as suas potencialidades para “cair” na obra de arte visual. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a imagem da obra de arte e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, este relatório tem por finalidade refletir acerca da adoção de metodologias que privilegiam o contacto com as obras de arte e os contributos que estas possam ter no desenvolvimento da educação pela e para a arte e, ao mesmo tempo, fornecer aos educadores um conjunto de ferramentas facilitadoras e mobilizadoras desse conhecimento na planificação da sua prática pedagógica. O segundo capítulo reflete o percurso na prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, centrando-se no relato de experiências pedagógicas propostas com recurso à Obra de Arte e demonstrando, através dos trabalhos dos alunos, os resultados que se podem obter ao recorrer a algumas metodologias mencionadas no capítulo I. Paralelamente dá-se a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, sublinhando os conhecimentos adquiridos, competências e reflexões proporcionados ao longo de todo este processo.
id RCAP_023236f987566ceedf5f7ee3d205502b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º anoPrática de ensino supervisionadaArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoArte - EnsinoObra de arte - Ensino - Aspectos pedagógicosComunicação visualEducação visualO presente Relatório de estágio intitulado - Prática de Ensino Supervisionada - A Obra de Arte como recurso Pedagógico - Educação Visual 8º ano - surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro dedica-se a refletir sobre a importância e contribuições da obra de arte, no ensino formal, sobretudo nas disciplinas específicas de artes visuais. Pretende-se, assim, contribuir para elucidar sobre qual a verdadeira função das imagens e obras de arte em sala de aula ou qual o modo mais adequado de usá-las. No fundo parte-se da importância da utilização da imagem como recurso pedagógico e do elencar e fundamentar as suas potencialidades para “cair” na obra de arte visual. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a imagem da obra de arte e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, este relatório tem por finalidade refletir acerca da adoção de metodologias que privilegiam o contacto com as obras de arte e os contributos que estas possam ter no desenvolvimento da educação pela e para a arte e, ao mesmo tempo, fornecer aos educadores um conjunto de ferramentas facilitadoras e mobilizadoras desse conhecimento na planificação da sua prática pedagógica. O segundo capítulo reflete o percurso na prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, centrando-se no relato de experiências pedagógicas propostas com recurso à Obra de Arte e demonstrando, através dos trabalhos dos alunos, os resultados que se podem obter ao recorrer a algumas metodologias mencionadas no capítulo I. Paralelamente dá-se a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, sublinhando os conhecimentos adquiridos, competências e reflexões proporcionados ao longo de todo este processo.This internship report titled - Supervised Teaching Practice - A Work of Art as a Pedagogical Resource - Visual Education 8th year - comes as part of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The report is divided into two chapters. The first is dedicated to reflect on the importance and contributions of the artwork, in formal education, especially in specific disciplines of visual arts. It is intended, therefore, contribute to elucidate what the true function of the images and works of art in the classroom or what the most appropriate way to use them. In the background is the importance of using the image as a pedagogical resource and listing and substantiate their potential to "fall" in the work of visual art. In this sense, we seek to know and what is the image of the artwork and how it can contribute to the integral education of children and youth. In addition, this report aims to reflect on the adoption of methodologies that emphasize contact with works of art and the contributions they may have in the development of education and art and at the same time, provide educators a set tools facilitating and mobilizing this knowledge in planning their teaching. The second chapter reflects the way in supervised teaching practice held on the 3rd Cycle of Basic Education, Secondary School Quinta das Palmeiras, in the city of Covilhã, focusing on reporting pedagogical experiences proposals using the Work of Art and demonstrating through of student work, the results that can be obtained by resorting to some methodologies mentioned in Chapter I. Parallel gives themselves known all the work over the school year, underlining the acquired knowledge, skills and reflections provided throughout this process.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraTrigueiros, João Paulo Forjaz PachecouBibliorumFreire, Sofia Nobre2014-02-05T11:18:01Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.594271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
Prática de ensino supervisionada
title A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
spellingShingle A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
Freire, Sofia Nobre
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Arte - Ensino
Obra de arte - Ensino - Aspectos pedagógicos
Comunicação visual
Educação visual
title_short A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
title_full A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
title_fullStr A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
title_full_unstemmed A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
title_sort A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano
author Freire, Sofia Nobre
author_facet Freire, Sofia Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Trigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Sofia Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Arte - Ensino
Obra de arte - Ensino - Aspectos pedagógicos
Comunicação visual
Educação visual
topic Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Arte - Ensino
Obra de arte - Ensino - Aspectos pedagógicos
Comunicação visual
Educação visual
description O presente Relatório de estágio intitulado - Prática de Ensino Supervisionada - A Obra de Arte como recurso Pedagógico - Educação Visual 8º ano - surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro dedica-se a refletir sobre a importância e contribuições da obra de arte, no ensino formal, sobretudo nas disciplinas específicas de artes visuais. Pretende-se, assim, contribuir para elucidar sobre qual a verdadeira função das imagens e obras de arte em sala de aula ou qual o modo mais adequado de usá-las. No fundo parte-se da importância da utilização da imagem como recurso pedagógico e do elencar e fundamentar as suas potencialidades para “cair” na obra de arte visual. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a imagem da obra de arte e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, este relatório tem por finalidade refletir acerca da adoção de metodologias que privilegiam o contacto com as obras de arte e os contributos que estas possam ter no desenvolvimento da educação pela e para a arte e, ao mesmo tempo, fornecer aos educadores um conjunto de ferramentas facilitadoras e mobilizadoras desse conhecimento na planificação da sua prática pedagógica. O segundo capítulo reflete o percurso na prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, centrando-se no relato de experiências pedagógicas propostas com recurso à Obra de Arte e demonstrando, através dos trabalhos dos alunos, os resultados que se podem obter ao recorrer a algumas metodologias mencionadas no capítulo I. Paralelamente dá-se a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, sublinhando os conhecimentos adquiridos, competências e reflexões proporcionados ao longo de todo este processo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-02-05T11:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1594
url http://hdl.handle.net/10400.6/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333555302400