A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugnera, Izabel Lúcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133900
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor.
id UFRGS-2_08584777b64f221567ceaf6591bb7675
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133900
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brugnera, Izabel LúciaBulegon, Ana Marli2016-03-17T02:05:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/133900000981055O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor.This study aimed to evaluate the importance of information technology as a teaching tool in elementary school. Initially we tried to understand the history of Brazilian education, the use of information technology in the construction of learning, the advancement of technologies in recent years in education; knowledge of the software, the dispersion of the students, the physical structure and the opinions of students in computer classes. The methodology used to develop this work was built from a quantitative approach, through a field survey with sixty-three students of the 8th and 9th grades three state schools in the municipality of Soledad / RS. It follows the development of this work, that the current technological evolution requires a greater commitment of everyone involved in this process, in order to ensure a collective construction of knowledge, prioritizing the use of ICT adapting the content developed by the teacher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InformáticaSala de aulaProjeto pedagógicoUse of computersDidactic resourcePublic schoolA importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981055.pdf000981055.pdfTexto completoapplication/pdf523608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/1/000981055.pdf71f8f3a084188ba9ea05743802acb478MD51TEXT000981055.pdf.txt000981055.pdf.txtExtracted Texttext/plain54788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/2/000981055.pdf.txt61dad8fd01aa792167193c72a56e8241MD52THUMBNAIL000981055.pdf.jpg000981055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/3/000981055.pdf.jpga1cc5e6b90b1d83f2720072ea8379b2dMD5310183/1339002018-10-29 07:44:12.855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
title A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
spellingShingle A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
Brugnera, Izabel Lúcia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Sala de aula
Projeto pedagógico
Use of computers
Didactic resource
Public school
title_short A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
title_full A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
title_fullStr A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
title_sort A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
author Brugnera, Izabel Lúcia
author_facet Brugnera, Izabel Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugnera, Izabel Lúcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Sala de aula
Projeto pedagógico
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Sala de aula
Projeto pedagógico
Use of computers
Didactic resource
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Use of computers
Didactic resource
Public school
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981055
url http://hdl.handle.net/10183/133900
identifier_str_mv 000981055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/1/000981055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/2/000981055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/3/000981055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71f8f3a084188ba9ea05743802acb478
61dad8fd01aa792167193c72a56e8241
a1cc5e6b90b1d83f2720072ea8379b2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500674560000