A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133900 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor. |
id |
UFRGS-2_08584777b64f221567ceaf6591bb7675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133900 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brugnera, Izabel LúciaBulegon, Ana Marli2016-03-17T02:05:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/133900000981055O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor.This study aimed to evaluate the importance of information technology as a teaching tool in elementary school. Initially we tried to understand the history of Brazilian education, the use of information technology in the construction of learning, the advancement of technologies in recent years in education; knowledge of the software, the dispersion of the students, the physical structure and the opinions of students in computer classes. The methodology used to develop this work was built from a quantitative approach, through a field survey with sixty-three students of the 8th and 9th grades three state schools in the municipality of Soledad / RS. It follows the development of this work, that the current technological evolution requires a greater commitment of everyone involved in this process, in order to ensure a collective construction of knowledge, prioritizing the use of ICT adapting the content developed by the teacher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InformáticaSala de aulaProjeto pedagógicoUse of computersDidactic resourcePublic schoolA importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981055.pdf000981055.pdfTexto completoapplication/pdf523608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/1/000981055.pdf71f8f3a084188ba9ea05743802acb478MD51TEXT000981055.pdf.txt000981055.pdf.txtExtracted Texttext/plain54788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/2/000981055.pdf.txt61dad8fd01aa792167193c72a56e8241MD52THUMBNAIL000981055.pdf.jpg000981055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/3/000981055.pdf.jpga1cc5e6b90b1d83f2720072ea8379b2dMD5310183/1339002018-10-29 07:44:12.855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
title |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental Brugnera, Izabel Lúcia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Sala de aula Projeto pedagógico Use of computers Didactic resource Public school |
title_short |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
title_full |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
title_sort |
A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental |
author |
Brugnera, Izabel Lúcia |
author_facet |
Brugnera, Izabel Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugnera, Izabel Lúcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
contributor_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Sala de aula Projeto pedagógico |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Sala de aula Projeto pedagógico Use of computers Didactic resource Public school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Use of computers Didactic resource Public school |
description |
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133900 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981055 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133900 |
identifier_str_mv |
000981055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/1/000981055.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/2/000981055.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133900/3/000981055.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71f8f3a084188ba9ea05743802acb478 61dad8fd01aa792167193c72a56e8241 a1cc5e6b90b1d83f2720072ea8379b2d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500674560000 |