O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kettl, Magda Arian
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95678
Resumo: Este trabalho buscou aprofundar a temática relacionada ao uso pedagógico da mídia informática. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórico-prática partindo da seguinte questão: Quais são as competências necessárias ao docente para que este faça um uso efetivo e significativo do laboratório de informática? O objetivo desta investigação consistiu em elencar competências necessárias ao docente que faz uso do laboratório de informática. Assim, buscou-se referencial teórico que desse suporte para a proposição de diferentes possibilidades de uso pedagógico da sala de informática. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico e foi realizada pesquisa de campo para coleta de dados dos sujeitos pesquisados através da aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa. O questionário levantou dados pessoais e profissionais dos sujeitos de pesquisa que foram tabulados e analisados pela pesquisadora. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores ainda têm dificuldades em perceber a sala de informática como um importante recurso na construção do conhecimento. Além disso, como base nos resultados obtidos percebe-se que os professores apresentam formação muito precária para a utilização da mídia informática e precisam buscar em cursos de formação a melhor forma de explorar os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
id UFRGS-2_4682deb45b638fee0a49b9d02bc376b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kettl, Magda ArianKonrath, Mary Lúcia Pedroso2014-05-29T02:04:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/95678000916593Este trabalho buscou aprofundar a temática relacionada ao uso pedagógico da mídia informática. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórico-prática partindo da seguinte questão: Quais são as competências necessárias ao docente para que este faça um uso efetivo e significativo do laboratório de informática? O objetivo desta investigação consistiu em elencar competências necessárias ao docente que faz uso do laboratório de informática. Assim, buscou-se referencial teórico que desse suporte para a proposição de diferentes possibilidades de uso pedagógico da sala de informática. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico e foi realizada pesquisa de campo para coleta de dados dos sujeitos pesquisados através da aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa. O questionário levantou dados pessoais e profissionais dos sujeitos de pesquisa que foram tabulados e analisados pela pesquisadora. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores ainda têm dificuldades em perceber a sala de informática como um importante recurso na construção do conhecimento. Além disso, como base nos resultados obtidos percebe-se que os professores apresentam formação muito precária para a utilização da mídia informática e precisam buscar em cursos de formação a melhor forma de explorar os recursos tecnológicos que a escola dispõe.This study aimed to deepen the theme related to pedagogical use of computer media. For both, a search was conducted starting from the theoretical and practical question: What are the necessary skills for the teacher that use significantly and effectively the computer lab? The goal of this research consisted of listing the necessary skills for the teacher who uses the computer lab. Thus, it sought to give theoretical support for the proposition of different possibilities for pedagogical use of computer room. The methodology used went through a literature review for further theoretical and field research to collect data of the studied subjects by the application of a questionnaire as a research tool. The questionnaire collected personal and professional datas of the study subjects that were tabulated and analyzed by the researcher. From the applied questionnaire it can be concluded that teachers still have difficulty perceiving the computer room as an important resource in the construction of knowledge. Moreover, based on the results obtained it is noticed that teachers have very poor training for the use of computer media and they need to seek training courses in how to explore the technological resources.application/pdfporMediaçãoMídias digitaisSala de aulaMedia in educationComputersPedagogical mediationO uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916593.pdf000916593.pdfTexto completoapplication/pdf985686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/1/000916593.pdfab62f68a01c3af6b25ad091dd1d9f28bMD51TEXT000916593.pdf.txt000916593.pdf.txtExtracted Texttext/plain71174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/2/000916593.pdf.txt2b150d21b3ee740ee4fe4ed1d3a2f67bMD52THUMBNAIL000916593.pdf.jpg000916593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/3/000916593.pdf.jpg10bddfded6db80979b9969c1c5041f96MD5310183/956782023-12-25 04:25:00.971103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
title O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
spellingShingle O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
Kettl, Magda Arian
Mediação
Mídias digitais
Sala de aula
Media in education
Computers
Pedagogical mediation
title_short O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
title_full O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
title_fullStr O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
title_full_unstemmed O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
title_sort O uso pedagógico da sala de informática na E.E.E.F. Ildefonso Gomes : um desafio necessário
author Kettl, Magda Arian
author_facet Kettl, Magda Arian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kettl, Magda Arian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
contributor_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Mídias digitais
Sala de aula
topic Mediação
Mídias digitais
Sala de aula
Media in education
Computers
Pedagogical mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
Computers
Pedagogical mediation
description Este trabalho buscou aprofundar a temática relacionada ao uso pedagógico da mídia informática. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórico-prática partindo da seguinte questão: Quais são as competências necessárias ao docente para que este faça um uso efetivo e significativo do laboratório de informática? O objetivo desta investigação consistiu em elencar competências necessárias ao docente que faz uso do laboratório de informática. Assim, buscou-se referencial teórico que desse suporte para a proposição de diferentes possibilidades de uso pedagógico da sala de informática. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico e foi realizada pesquisa de campo para coleta de dados dos sujeitos pesquisados através da aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa. O questionário levantou dados pessoais e profissionais dos sujeitos de pesquisa que foram tabulados e analisados pela pesquisadora. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores ainda têm dificuldades em perceber a sala de informática como um importante recurso na construção do conhecimento. Além disso, como base nos resultados obtidos percebe-se que os professores apresentam formação muito precária para a utilização da mídia informática e precisam buscar em cursos de formação a melhor forma de explorar os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95678
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916593
url http://hdl.handle.net/10183/95678
identifier_str_mv 000916593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/1/000916593.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/2/000916593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95678/3/000916593.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab62f68a01c3af6b25ad091dd1d9f28b
2b150d21b3ee740ee4fe4ed1d3a2f67b
10bddfded6db80979b9969c1c5041f96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465165582336