O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200446 |
Resumo: | A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos. |
id |
UFRGS-2_085f00746885abad5b3f3ad4eaa5be70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200446 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Laux, Lauren CristineLasta, Elisangela2019-10-10T03:50:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/200446001102222A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos.This monograph consists of a research around sports branding strategies within the digital environment of YouTube. Therefore, our general objective was to analyze branding strategies adopted by GrêmioTV when structuring audio-visual content published on the official YouTube channel of the soccer club. In order to do so, we took advantage of the computer-mediated empirical research methodology proposed by Johnson (2010), using the triangulation of techniques which was based on two main methods: covert and non-participatory field observation (JOHNSON, 2010) as well as content analysis (BARDIN, 2011). The results obtained reinforce that the YouTube channel of the soccer club Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense uses the online video platform to articulate an approach to its audience through a kind of communication which is centered on the club’s fans who reach out to YouTube for consuming sports videos.application/pdfporMarketing esportivoYouTube (Site)SoccerSports brandingSports marketingYouTubeDigital environmentsAudio-visual communicationO branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102222.pdf.txt001102222.pdf.txtExtracted Texttext/plain132742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200446/2/001102222.pdf.txtcae59733bab875d2e12acc6a1d1dd850MD52ORIGINAL001102222.pdfTexto completoapplication/pdf2453738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200446/1/001102222.pdf17ee581228f3b7fcb4f2e399f7c698bcMD5110183/2004462019-10-11 03:55:55.09292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:55:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
title |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
spellingShingle |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube Laux, Lauren Cristine Marketing esportivo YouTube (Site) Soccer Sports branding Sports marketing YouTube Digital environments Audio-visual communication |
title_short |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
title_full |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
title_fullStr |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
title_full_unstemmed |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
title_sort |
O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube |
author |
Laux, Lauren Cristine |
author_facet |
Laux, Lauren Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laux, Lauren Cristine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lasta, Elisangela |
contributor_str_mv |
Lasta, Elisangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo YouTube (Site) |
topic |
Marketing esportivo YouTube (Site) Soccer Sports branding Sports marketing YouTube Digital environments Audio-visual communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Soccer Sports branding Sports marketing YouTube Digital environments Audio-visual communication |
description |
A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T03:50:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200446 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102222 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200446 |
identifier_str_mv |
001102222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200446/2/001102222.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200446/1/001102222.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cae59733bab875d2e12acc6a1d1dd850 17ee581228f3b7fcb4f2e399f7c698bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224584866824192 |