O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laux, Lauren Cristine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200446
Resumo: A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos.
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