Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais? : uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Bárbara Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211796
Resumo: Este artigo apresenta o comportamento dos estudantes ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais.O intuito foi discutir o contexto informacional desses usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais.Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos alunos que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e para busca e recuperação da informação. Os objetivos específicos pretenderam analisar o comportamento desses usuários nas mídias sociais digitais, perante as Fake News, e identificar quais recursos são destacados como necessários para combater a propagação de notícias falsas na Internet. A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica. Foi realizada uma contextualização entre a nova realidade digital e todas as classes sociais, levando em consideração que os mais jovens e escolarizados são os que mais acessam a Internet. Como resultado, destaca-se alguns recursos que podem ser necessários para promover um comportamento dos estudantes, visando combater a proliferação de notícias falsas por meio digital. Conclui-se alertando para a importância de se considerar o comportamento infocomunicacional dos alunos perante as mídias sociais, ressaltando o papel do bibliotecário e do professor, principalmente, no que tange à identificação, disseminação, difusão e recuperação de notícias falsas e verídicas por meio das mídias sociais digitais.
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