Colonialidade do poder, colonialidade do saber: análise da bibliografia básica do curso de graduação em Comunicação Social – Jornalismo da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessler, Nathalia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/144277
Resumo: Este trabalho analisa qualitativamente e quantitativamente as leituras da bibliografia básica essencial das disciplinas obrigatórias do curso de comunicação social - habilitação em jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul referentes ao primeiro semestre de 2016. Através das lentes teóricas da Colonialidade do Poder, buscou-se propor uma discussão sobre o caráter eurocêntrico no ensino das ciências sociais latino-americanas. Discute-se o currículo como instrumento de manutenção de sistemas de poder e o jornalismo como um dos caminhos para pautar uma mudança nos paradigmas hegemônicos do sistema-mundo liberal e moderno do ocidente. Através de uma análise qualitativa, foram categorizados 79 textos e 88 autores. Logo após, o corpus catalogado foi ordenado quantitativamente revelando, entre outras variáveis, que 63% dos autores estudados são brasileiros, 35% são europeus ou norte-americanos, 2% de outras nacionalidades e nenhum é proveniente dos demais países latino-americanos. A pesquisa mostrou ainda que todos os 79 textos, mesmo quando levando em conta características do nosso país, tratam dos temas a partir de uma perspectiva local nortenha, mas que é considerada universal. Há 66 autores e 22 autoras, de etnia majoritariamente branca (92%). Conclui-se que a hipótese inicial, de que os estudos de jornalismo da UFRGS tem caráter predominantemente eurocêntrico, foi confirmada.
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