A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencastro, Ana Helena Bischoff
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182034
Resumo: Este trabalho trata sobre da influência do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia. Tem como objetivo principal analisar a influência do eurocentrismo no currículo em execução no primeiro semestre do ano de 2018 do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do exame das bibliografias básicas essenciais dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias. Seus objetivos específicos são id entificar a nacionalidade dos autores dos materiais, analisar os conteúdos das bibliografias básicas essenciais e categorizá-las entre “hegemônicos” e “não hegemônicos” e verificar se os documentos de natureza “não hegemônica” apresentam conceitos originais e/ou introduzem novas discussões e categorizá-los entre “dependentes” e “independentes”. Contextualiza o ensino de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discute os conceitos de eurocentrismo, colonialidade e dependência acadêmica. Aborda o currículo como causa e consequência das relações de poder. Trata do histórico de ensino de Biblioteconomia no Brasil. A pesquisa é básica, exploratória, documental e de abordagem mista. Seu corpus é formado por 71 documentos. Utiliza a leitura documentária e um formulário como formas de coletar os dados. Seu resultado final é que 52,1% dos documentos analisados são hegemônicos, 26,8% são não hegemônicos independentes e 21,1% são não hegemônicos dependentes. Conclui que a potencialidade do bibliotecário como agente de desmantelamento da colonialidade de poder e saber está comprometida, já que sua formação é largamente influenciada pelo eurocentrismo.
id UFRGS-2_cd91e6e6d42e93c4d0cbfc50fbfb462c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alencastro, Ana Helena BischoffGiovanaz, Marlise Maria2018-09-15T02:57:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/182034001073738Este trabalho trata sobre da influência do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia. Tem como objetivo principal analisar a influência do eurocentrismo no currículo em execução no primeiro semestre do ano de 2018 do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do exame das bibliografias básicas essenciais dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias. Seus objetivos específicos são id entificar a nacionalidade dos autores dos materiais, analisar os conteúdos das bibliografias básicas essenciais e categorizá-las entre “hegemônicos” e “não hegemônicos” e verificar se os documentos de natureza “não hegemônica” apresentam conceitos originais e/ou introduzem novas discussões e categorizá-los entre “dependentes” e “independentes”. Contextualiza o ensino de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discute os conceitos de eurocentrismo, colonialidade e dependência acadêmica. Aborda o currículo como causa e consequência das relações de poder. Trata do histórico de ensino de Biblioteconomia no Brasil. A pesquisa é básica, exploratória, documental e de abordagem mista. Seu corpus é formado por 71 documentos. Utiliza a leitura documentária e um formulário como formas de coletar os dados. Seu resultado final é que 52,1% dos documentos analisados são hegemônicos, 26,8% são não hegemônicos independentes e 21,1% são não hegemônicos dependentes. Conclui que a potencialidade do bibliotecário como agente de desmantelamento da colonialidade de poder e saber está comprometida, já que sua formação é largamente influenciada pelo eurocentrismo.This research is about the influence of eurocentrism on the Library Science curriculum. Its main objective is to analyze the influence of eurocentrism on the curriculum in execution on the first semester of 2018 of the Library Science course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul by examining the essential basic bibliographies of the educational plans of the compulsory subjects. Its specific objectives are to identify the nationality of the documents’ authors, to analyze the essential basic bibliographies’ contents and to categorize them as "hegemonic" or "non-hegemonic", and to verify if “non-hegemonic” documentls present original concepts and/or introduce new discussions and categorize them as "dependent" or "independent". Contextualizes the Library Science teaching at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discusses the concepts of eurocentrism, coloniality and academic dependence. Addresses the curriculum as the cause and consequence of power relations. Covers the history of Library Science teaching in Brazil. The research is basic, exploratory, documentary and has mixed approach. Its corpus consists of 71 documents. Uses documentary reading and a form as ways of collecting the data. Its final result is that 52.1% of the documents analyzed are hegemonic, 26.8% are independent non-hegemonic and 21.1% are dependent non-hegemonic. It concludes that the librarian’s potentiality as an agent of dismantling the coloniality of power and knowledge is undermined, since his formation is largely influenced by eurocentrism.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de BiblioteconomiaColonialidadeEurocentrismLibrary ScienceCurriculumColonialityA colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073738.pdfTexto completoapplication/pdf1052984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/1/001073738.pdf72b3d0c90853c1e8b36d0419ed4f0814MD51TEXT001073738.pdf.txt001073738.pdf.txtExtracted Texttext/plain125033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/2/001073738.pdf.txtce292e7ff13c4492684ebb3e794b9c9dMD52THUMBNAIL001073738.pdf.jpg001073738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/3/001073738.pdf.jpg535f3969a538c9e20de10b3ee117352cMD5310183/1820342018-10-05 07:51:11.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:51:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
title A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
spellingShingle A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
Alencastro, Ana Helena Bischoff
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia
Colonialidade
Eurocentrism
Library Science
Curriculum
Coloniality
title_short A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
title_full A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
title_fullStr A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
title_full_unstemmed A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
title_sort A colonialidade e a Biblioteconomia: reflexos do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia da UFRGS
author Alencastro, Ana Helena Bischoff
author_facet Alencastro, Ana Helena Bischoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencastro, Ana Helena Bischoff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
contributor_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia
Colonialidade
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia
Colonialidade
Eurocentrism
Library Science
Curriculum
Coloniality
dc.subject.eng.fl_str_mv Eurocentrism
Library Science
Curriculum
Coloniality
description Este trabalho trata sobre da influência do eurocentrismo no currículo de Biblioteconomia. Tem como objetivo principal analisar a influência do eurocentrismo no currículo em execução no primeiro semestre do ano de 2018 do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do exame das bibliografias básicas essenciais dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias. Seus objetivos específicos são id entificar a nacionalidade dos autores dos materiais, analisar os conteúdos das bibliografias básicas essenciais e categorizá-las entre “hegemônicos” e “não hegemônicos” e verificar se os documentos de natureza “não hegemônica” apresentam conceitos originais e/ou introduzem novas discussões e categorizá-los entre “dependentes” e “independentes”. Contextualiza o ensino de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discute os conceitos de eurocentrismo, colonialidade e dependência acadêmica. Aborda o currículo como causa e consequência das relações de poder. Trata do histórico de ensino de Biblioteconomia no Brasil. A pesquisa é básica, exploratória, documental e de abordagem mista. Seu corpus é formado por 71 documentos. Utiliza a leitura documentária e um formulário como formas de coletar os dados. Seu resultado final é que 52,1% dos documentos analisados são hegemônicos, 26,8% são não hegemônicos independentes e 21,1% são não hegemônicos dependentes. Conclui que a potencialidade do bibliotecário como agente de desmantelamento da colonialidade de poder e saber está comprometida, já que sua formação é largamente influenciada pelo eurocentrismo.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-15T02:57:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073738
url http://hdl.handle.net/10183/182034
identifier_str_mv 001073738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/1/001073738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/2/001073738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182034/3/001073738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72b3d0c90853c1e8b36d0419ed4f0814
ce292e7ff13c4492684ebb3e794b9c9d
535f3969a538c9e20de10b3ee117352c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447224113430528