Estado de ânimo e relação professor-aluno : uma análise de intervenções didático-pedagógicas com idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116152 |
Resumo: | O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento dos aspectos físicos, sociais e individuais para que a relação professor-aluno seja profícua. O estado de ânimo (EA) condição afetiva que influencia grande parte das respostas afetivas, cognitivas e comportamentais, podem interferir no êxito das atividades propostas, de modo que o objetivo do estudo é identificar as modificações no estado de ânimo de idosos e professores, bem como as relações interpessoais, nas aulas de Educação Física, considerando as características dos professores. Participaram do estudo 83 idosos (média = 72,94 anos) do projeto de Extensão CELARI- ASELI UFRGS (Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso) e oito professores, que responderam, antes e depois das aulas, uma Lista de Estado de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário (questionário do professor e questionário dos alunos) sobre as percepções em relação à aula e as relações interpessoais. Pela prova binomial, teste qui-quadrado e análise do conteúdo (categorias temáticas) surgiram alterações significativas nos adjetivos “cheio de energia” (professores), “feliz, alegre”, “ativo, energético” e “agitado, nervoso” (alunos), além do aparecimento do exercício e da afeição/amizade como fatores que possam interferir nas relações e no EA. A atenção e os cuidados do professor para com os alunos são importantes para o fortalecimento da relação professor-aluno e uma relação de cumplicidade e afeto favorecem efeitos positivos no estado de ânimo em grupos de idosos. Esses efeitos podem contribuir para evitar ou minimizar a desmotivação e o abandono das atividades. |
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Silva, Priscilla Cardoso daGonçalves, Andréa Krüger2015-05-13T02:01:09Z2014http://hdl.handle.net/10183/116152000964699O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento dos aspectos físicos, sociais e individuais para que a relação professor-aluno seja profícua. O estado de ânimo (EA) condição afetiva que influencia grande parte das respostas afetivas, cognitivas e comportamentais, podem interferir no êxito das atividades propostas, de modo que o objetivo do estudo é identificar as modificações no estado de ânimo de idosos e professores, bem como as relações interpessoais, nas aulas de Educação Física, considerando as características dos professores. Participaram do estudo 83 idosos (média = 72,94 anos) do projeto de Extensão CELARI- ASELI UFRGS (Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso) e oito professores, que responderam, antes e depois das aulas, uma Lista de Estado de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário (questionário do professor e questionário dos alunos) sobre as percepções em relação à aula e as relações interpessoais. Pela prova binomial, teste qui-quadrado e análise do conteúdo (categorias temáticas) surgiram alterações significativas nos adjetivos “cheio de energia” (professores), “feliz, alegre”, “ativo, energético” e “agitado, nervoso” (alunos), além do aparecimento do exercício e da afeição/amizade como fatores que possam interferir nas relações e no EA. A atenção e os cuidados do professor para com os alunos são importantes para o fortalecimento da relação professor-aluno e uma relação de cumplicidade e afeto favorecem efeitos positivos no estado de ânimo em grupos de idosos. Esses efeitos podem contribuir para evitar ou minimizar a desmotivação e o abandono das atividades.Working with older people groups require skill and understanding of the physical, social and individual aspects of the teacher-student relationship. The mood states (MS) effective condition that influence the affective, cognitive and behavioral responses, may interfere in the success of the proposed activities. So, the objective of the study is to identify the changes in the MS of olders and teachers, and interpersonal relationships, in physical education classes, considering the characteristics of teachers. 83 olders (mean = 72.94 years) at Extension Program CELARI- ASELI UFRGS (Center for the Study of Leisure and Physical Activity for the Elderly) and eight teachers answered, before and after classes, a Reduced and Illustrated Listing of Mood State and a questionnaire with open questions (teacher questionnaire and student questionnaire) about perceptions regarding classroom and interpersonal relationships. By binomial test, chi-square test and analysis of content (themes) emerged significant changes in the adjectives "full of energy" (teachers), "happy, joyful," "active, energetic" and "agitated, nervous" (students) as well the onset of exercise and affection / friendship as factors that might interfere with relationships and MS. The teacher’s attention and care with students are important to strengthen the teacher-student relationship and complicity and affection can favoring positive effects on MS in elderly groups. These effects may contribute to prevent or minimize discouragement and abandonment activities.application/pdfporIdosoEnvelhecimentoMood stateTeacher-StudentEstado de ânimo e relação professor-aluno : uma análise de intervenções didático-pedagógicas com idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964699.pdf000964699.pdfTexto completoapplication/pdf1121748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116152/1/000964699.pdf6b4ec9750889414652068cd4f6589d64MD51TEXT000964699.pdf.txt000964699.pdf.txtExtracted Texttext/plain107448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116152/2/000964699.pdf.txt690222f3a673382523ed43e83872208cMD52THUMBNAIL000964699.pdf.jpg000964699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116152/3/000964699.pdf.jpgf557a325a7157c1977530c9f10d87d40MD5310183/1161522018-10-22 07:59:31.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:59:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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