Estado de ânimo e relação professor-aluno : uma análise de intervenções didático-pedagógicas com idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscilla Cardoso da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116152
Resumo: O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento dos aspectos físicos, sociais e individuais para que a relação professor-aluno seja profícua. O estado de ânimo (EA) condição afetiva que influencia grande parte das respostas afetivas, cognitivas e comportamentais, podem interferir no êxito das atividades propostas, de modo que o objetivo do estudo é identificar as modificações no estado de ânimo de idosos e professores, bem como as relações interpessoais, nas aulas de Educação Física, considerando as características dos professores. Participaram do estudo 83 idosos (média = 72,94 anos) do projeto de Extensão CELARI- ASELI UFRGS (Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso) e oito professores, que responderam, antes e depois das aulas, uma Lista de Estado de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário (questionário do professor e questionário dos alunos) sobre as percepções em relação à aula e as relações interpessoais. Pela prova binomial, teste qui-quadrado e análise do conteúdo (categorias temáticas) surgiram alterações significativas nos adjetivos “cheio de energia” (professores), “feliz, alegre”, “ativo, energético” e “agitado, nervoso” (alunos), além do aparecimento do exercício e da afeição/amizade como fatores que possam interferir nas relações e no EA. A atenção e os cuidados do professor para com os alunos são importantes para o fortalecimento da relação professor-aluno e uma relação de cumplicidade e afeto favorecem efeitos positivos no estado de ânimo em grupos de idosos. Esses efeitos podem contribuir para evitar ou minimizar a desmotivação e o abandono das atividades.
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