Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221355 |
Resumo: | Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências |
id |
UFRGS-2_090b42300c30bfb18adf1ff82cba338e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221355 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Simon, AugustoBehar, Patrícia AlejandraTorrezzan, Cristina Alba WildtSlodkowski, Bruna KinCazella, Silvio CesarSchneider, Daisy2021-05-21T04:44:45Z20201414-5685http://hdl.handle.net/10183/221355001126029Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competênciasThis article reports the result of a study that integrates Recommendation Systems (RSs) - which have had their use expanded due to the amount of content available on the web; ontologies - given their contribution in supporting the learning of concepts of a domain; and competences in education field - which also assume importance as a formative perspective. The motivation of this work is justified by the embarrassments normally faced by teachers and students when using Educational Recommender Systems (ERSs) based in competencies. These users sometimes have difficulty in understanding the concept of competencies and its connection with teaching activities and educational resources of the recommendation system. The objective, therefore, is to present the modeling, implementation and verification of a domain ontology, focused on competencies, for use in Educational Recommender Systems. As a method, the modeling steps are described as well as Protégé software and owl language implementation and evaluation process. The software allowed its evaluation concerning suitable axioms definition and required use in its inference system. The adopted and modified 101 methodology and the modeled ontology structure were discussed with students of a postgraduate course in computer science in education. As a result, the relevance of using the proposed ontology in educational recommendation systems was verified. Thus, it is intended to make it available to the academic community and to support teachers and students in the use of ERS based in competencies.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 28 (2020), p. 644-663OntologiaOntologiesCompetenciesEducational Recommender SystemsModelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educaçãoModeling a domain ontology focused in competencies for recommendation systems in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126029.pdf.txt001126029.pdf.txtExtracted Texttext/plain56741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/2/001126029.pdf.txt1f3fcbd7c1e480ac29d7e721423ad317MD52ORIGINAL001126029.pdfTexto completoapplication/pdf1045194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/1/001126029.pdfabeb63370713dfaf3274a8f087b89422MD5110183/2213552021-05-26 04:42:25.970631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221355Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Modeling a domain ontology focused in competencies for recommendation systems in education |
title |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
spellingShingle |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação Simon, Augusto Ontologia Ontologies Competencies Educational Recommender Systems |
title_short |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
title_full |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
title_fullStr |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
title_full_unstemmed |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
title_sort |
Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação |
author |
Simon, Augusto |
author_facet |
Simon, Augusto Behar, Patrícia Alejandra Torrezzan, Cristina Alba Wildt Slodkowski, Bruna Kin Cazella, Silvio Cesar Schneider, Daisy |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Torrezzan, Cristina Alba Wildt Slodkowski, Bruna Kin Cazella, Silvio Cesar Schneider, Daisy |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Augusto Behar, Patrícia Alejandra Torrezzan, Cristina Alba Wildt Slodkowski, Bruna Kin Cazella, Silvio Cesar Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ontologia |
topic |
Ontologia Ontologies Competencies Educational Recommender Systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ontologies Competencies Educational Recommender Systems |
description |
Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:44:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221355 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126029 |
identifier_str_mv |
1414-5685 001126029 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 28 (2020), p. 644-663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/2/001126029.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/1/001126029.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f3fcbd7c1e480ac29d7e721423ad317 abeb63370713dfaf3274a8f087b89422 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447743192104960 |