Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Golembiewski, Fernanda de Amorim, Oyarzabal , Raisa da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204131
Resumo: Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.
id UFRGS-2_09769a0ae687f32afbf6024a938ce3a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204131
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meinerz, Carla BeatrizGolembiewski, Fernanda de AmorimOyarzabal , Raisa da Silva2020-01-14T04:15:39Z20181677-1303http://hdl.handle.net/10183/204131001109009Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.It aims to analyze the authorship of the history teacher in the creation of classes, through the construction of plans connected with black and African literatures, histories and cultures. It results from reflections from methodological practices of teaching and research with documents of compulsory curricular internships of the course of Degree in History of UFRGS. It problematizes the hegemonic ethnic-racial presence inthe knowledge expressed in these plans. As a reference in the specific field of teaching History uses the author Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro and, in the general field of Education and teacher training, the author Maurice Tardiff. In the field of literature it is based on the writings of the thinker Luiz Silva (Cuti). The partial results point to the recurrence of the use of historical and literary narratives linked to the contents of African and Afro-Brazilian history and culture, with less enunciation of the dialogue between distinct knowledge and the education of ethnic-racial relations.application/pdfporDialogia. N. 30 (set./dez. 2018), p. 59-70Ensino e aprendizagemAutoriaEstágio curricularHistóriaHistory teachingLiteraturePlanningAuthorshipCompulsory curricular internshipsEnsino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatóriosTeaching history, planning and authorship : experiments with black literature in compulsory curricular stagesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109009.pdf.txt001109009.pdf.txtExtracted Texttext/plain31605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/2/001109009.pdf.txtb8b8e2f1e03399d0444f4cde46ed4d8eMD52ORIGINAL001109009.pdfTexto completoapplication/pdf439095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/1/001109009.pdfd8c6b52a5f93f097080cee1d8b546e12MD5110183/2041312020-01-15 05:15:57.792811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:15:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching history, planning and authorship : experiments with black literature in compulsory curricular stages
title Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
spellingShingle Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
Meinerz, Carla Beatriz
Ensino e aprendizagem
Autoria
Estágio curricular
História
History teaching
Literature
Planning
Authorship
Compulsory curricular internships
title_short Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
title_full Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
title_fullStr Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
title_full_unstemmed Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
title_sort Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
Golembiewski, Fernanda de Amorim
Oyarzabal , Raisa da Silva
author_role author
author2 Golembiewski, Fernanda de Amorim
Oyarzabal , Raisa da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Golembiewski, Fernanda de Amorim
Oyarzabal , Raisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Autoria
Estágio curricular
História
topic Ensino e aprendizagem
Autoria
Estágio curricular
História
History teaching
Literature
Planning
Authorship
Compulsory curricular internships
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Literature
Planning
Authorship
Compulsory curricular internships
description Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T04:15:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204131
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-1303
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109009
identifier_str_mv 1677-1303
001109009
url http://hdl.handle.net/10183/204131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Dialogia. N. 30 (set./dez. 2018), p. 59-70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/2/001109009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/1/001109009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8b8e2f1e03399d0444f4cde46ed4d8e
d8c6b52a5f93f097080cee1d8b546e12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487421431578624