Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assolini, Filomena Elaine Paiva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lastória, Andrea Coelho, Mancuso Schaden, Erica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3276
Resumo: Apresentamos resultados de pesquisa de Mestrado, concluída em 2015, quando se investigou se os graduandos do curso de Pedagogia podem assumir a posição de sujeitos-autores, durante a realização do estágio curricular. Apoiamo-nos, também, na Análise de Discurso francesa (pecheuxtiana), na teoria Sócio-Histórica do Letramento e nos estudos de Formação Inicial de Professores. Com base na análise discursiva dos recortes oriundos dos questionários realizados, compreende-se que o sujeito-estagiário, quando ocupa o lugar de “intérprete-historicizado”, consegue romper os sentidos legitimados e instituídos pela escola, deslocar-se para outras formações discursivas e conhecer outras zonas de sentido, requisitos basilares para se constituir autor. Por outro lado, quando lhe é vetado inscrever-se em diferentes formações discursivas, que não as que a escola reconhece como legítimas, raramente consegue posicionar-se como intérprete-historicizado, problematizar a docência e seus desafios e ressignificar sentidos institucionalizados. Nessas condições de produção, a assunção da autoria é afetada negativamente. Defendemos que os estágios curriculares, um dos momentos destinados à formação do futuro professor, tornam-se significativos aos graduandos quando são autorizados a interpretar e a se constituírem autores de suas práticas, saberes e fazeres pedagógicos.
id METO-3_52b5ec2e81df4a71d239291618b5c08b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3276
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professorEstágio Curricular; Formação de Professores.Estágio Curricular; Formação de Professores; Análise de Discurso; Autoria.Apresentamos resultados de pesquisa de Mestrado, concluída em 2015, quando se investigou se os graduandos do curso de Pedagogia podem assumir a posição de sujeitos-autores, durante a realização do estágio curricular. Apoiamo-nos, também, na Análise de Discurso francesa (pecheuxtiana), na teoria Sócio-Histórica do Letramento e nos estudos de Formação Inicial de Professores. Com base na análise discursiva dos recortes oriundos dos questionários realizados, compreende-se que o sujeito-estagiário, quando ocupa o lugar de “intérprete-historicizado”, consegue romper os sentidos legitimados e instituídos pela escola, deslocar-se para outras formações discursivas e conhecer outras zonas de sentido, requisitos basilares para se constituir autor. Por outro lado, quando lhe é vetado inscrever-se em diferentes formações discursivas, que não as que a escola reconhece como legítimas, raramente consegue posicionar-se como intérprete-historicizado, problematizar a docência e seus desafios e ressignificar sentidos institucionalizados. Nessas condições de produção, a assunção da autoria é afetada negativamente. Defendemos que os estágios curriculares, um dos momentos destinados à formação do futuro professor, tornam-se significativos aos graduandos quando são autorizados a interpretar e a se constituírem autores de suas práticas, saberes e fazeres pedagógicos.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESPAssolini, Filomena Elaine PaivaLastória, Andrea CoelhoMancuso Schaden, Erica2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de Discurso de Matriz Francesa(Pecheuxtiana).application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/327610.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p45-62Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 45-622238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3276/2119https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3276/912BrasilSéculo XXIEntrevistas-Aspectos Metodológicos, de acordo com a Análise de Discurso de Matriz Francesa(Pecheuxtiana).Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3276Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
title Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
spellingShingle Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
Assolini, Filomena Elaine Paiva
Estágio Curricular; Formação de Professores.
Estágio Curricular; Formação de Professores; Análise de Discurso; Autoria.
title_short Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
title_full Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
title_fullStr Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
title_full_unstemmed Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
title_sort Estágio curricular e autoria: diálogos para a formação do futuro professor
author Assolini, Filomena Elaine Paiva
author_facet Assolini, Filomena Elaine Paiva
Lastória, Andrea Coelho
Mancuso Schaden, Erica
author_role author
author2 Lastória, Andrea Coelho
Mancuso Schaden, Erica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Assolini, Filomena Elaine Paiva
Lastória, Andrea Coelho
Mancuso Schaden, Erica
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular; Formação de Professores.
Estágio Curricular; Formação de Professores; Análise de Discurso; Autoria.
topic Estágio Curricular; Formação de Professores.
Estágio Curricular; Formação de Professores; Análise de Discurso; Autoria.
description Apresentamos resultados de pesquisa de Mestrado, concluída em 2015, quando se investigou se os graduandos do curso de Pedagogia podem assumir a posição de sujeitos-autores, durante a realização do estágio curricular. Apoiamo-nos, também, na Análise de Discurso francesa (pecheuxtiana), na teoria Sócio-Histórica do Letramento e nos estudos de Formação Inicial de Professores. Com base na análise discursiva dos recortes oriundos dos questionários realizados, compreende-se que o sujeito-estagiário, quando ocupa o lugar de “intérprete-historicizado”, consegue romper os sentidos legitimados e instituídos pela escola, deslocar-se para outras formações discursivas e conhecer outras zonas de sentido, requisitos basilares para se constituir autor. Por outro lado, quando lhe é vetado inscrever-se em diferentes formações discursivas, que não as que a escola reconhece como legítimas, raramente consegue posicionar-se como intérprete-historicizado, problematizar a docência e seus desafios e ressignificar sentidos institucionalizados. Nessas condições de produção, a assunção da autoria é afetada negativamente. Defendemos que os estágios curriculares, um dos momentos destinados à formação do futuro professor, tornam-se significativos aos graduandos quando são autorizados a interpretar e a se constituírem autores de suas práticas, saberes e fazeres pedagógicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de Discurso de Matriz Francesa(Pecheuxtiana).
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3276
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p45-62
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3276
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p45-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3276/2119
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3276/912
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Entrevistas-Aspectos Metodológicos, de acordo com a Análise de Discurso de Matriz Francesa(Pecheuxtiana).
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 45-62
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021181431808