Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/204131 |
Summary: | Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais. |
id |
UFRGS-2_09769a0ae687f32afbf6024a938ce3a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204131 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meinerz, Carla BeatrizGolembiewski, Fernanda de AmorimOyarzabal , Raisa da Silva2020-01-14T04:15:39Z20181677-1303http://hdl.handle.net/10183/204131001109009Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.It aims to analyze the authorship of the history teacher in the creation of classes, through the construction of plans connected with black and African literatures, histories and cultures. It results from reflections from methodological practices of teaching and research with documents of compulsory curricular internships of the course of Degree in History of UFRGS. It problematizes the hegemonic ethnic-racial presence inthe knowledge expressed in these plans. As a reference in the specific field of teaching History uses the author Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro and, in the general field of Education and teacher training, the author Maurice Tardiff. In the field of literature it is based on the writings of the thinker Luiz Silva (Cuti). The partial results point to the recurrence of the use of historical and literary narratives linked to the contents of African and Afro-Brazilian history and culture, with less enunciation of the dialogue between distinct knowledge and the education of ethnic-racial relations.application/pdfporDialogia. N. 30 (set./dez. 2018), p. 59-70Ensino e aprendizagemAutoriaEstágio curricularHistóriaHistory teachingLiteraturePlanningAuthorshipCompulsory curricular internshipsEnsino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatóriosTeaching history, planning and authorship : experiments with black literature in compulsory curricular stagesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109009.pdf.txt001109009.pdf.txtExtracted Texttext/plain31605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/2/001109009.pdf.txtb8b8e2f1e03399d0444f4cde46ed4d8eMD52ORIGINAL001109009.pdfTexto completoapplication/pdf439095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/1/001109009.pdfd8c6b52a5f93f097080cee1d8b546e12MD5110183/2041312020-01-15 05:15:57.792811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:15:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching history, planning and authorship : experiments with black literature in compulsory curricular stages |
title |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
spellingShingle |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios Meinerz, Carla Beatriz Ensino e aprendizagem Autoria Estágio curricular História History teaching Literature Planning Authorship Compulsory curricular internships |
title_short |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
title_full |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
title_fullStr |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
title_full_unstemmed |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
title_sort |
Ensino de história, planejamento e autoria : experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
author |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_facet |
Meinerz, Carla Beatriz Golembiewski, Fernanda de Amorim Oyarzabal , Raisa da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Golembiewski, Fernanda de Amorim Oyarzabal , Raisa da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz Golembiewski, Fernanda de Amorim Oyarzabal , Raisa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Autoria Estágio curricular História |
topic |
Ensino e aprendizagem Autoria Estágio curricular História History teaching Literature Planning Authorship Compulsory curricular internships |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Literature Planning Authorship Compulsory curricular internships |
description |
Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História,utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura,fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-14T04:15:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204131 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-1303 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109009 |
identifier_str_mv |
1677-1303 001109009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Dialogia. N. 30 (set./dez. 2018), p. 59-70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/2/001109009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204131/1/001109009.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8b8e2f1e03399d0444f4cde46ed4d8e d8c6b52a5f93f097080cee1d8b546e12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224981887057920 |