Efeitos do exergame HIIT em VR sobre a função executiva em jovens com TDAH : um ensaio clínico randomizado com Move Sapiens®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meller, Martin Romero
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276603
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) demonstra uma incidência significativa em crianças e, em numerosos casos, subsiste ao longo da vida adulta. Além das características do DSM-5, há uma conexão importante entre o TDAH e as funções executivas. Pacientes com TDAH frequentemente apresentam déficits nessas funções, impactando o funcionamento global e a qualidade de vida. O tratamento farmacológico com psicoestimulantes é um pilar fundamental, mas enfrenta desafios e limitações que não abrangem integralmente o TDAH. Diante disso, intervenções não farmacológicas, como a atividade física, têm sido exploradas, com destaque para o exercício aeróbico. Nesse cenário, recentemente, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) e os Exergames em Realidade Virtual (RV) surgiram como abordagens promissoras. Este estudo visa analisar a eficácia do exergame em RV 'Move Sapiens' no TDAH, comparando com um grupo placebo. Os objetivos incluem avaliar funções executivas, desatenção e sintomas associados. A hipótese é que o exergame resultará em melhorias, e a pesquisa incluirá 98 participantes, divididos em grupos de intervenção e placebo. O design é um ensaio clínico randomizado e cego, com 12 sessões de exercício ao longo de 4 semanas. O exergame 'Move Sapiens' será comparado a uma versão solo do Twister®. Em suma, este estudo busca fornecer insights sobre a eficácia do exergame em RV como abordagem terapêutica complementar para o TDAH, contribuindo para o desenvolvimento de intervenções personalizadas.
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